Dor nas costas e problemas intestinais: qual a relação?

Dor nas costas e problemas intestinais parecem não ter nenhuma conexão. Tanto é que quando aquela fisgada na lombar aparece, jamais pensamos em nosso intestino, não é mesmo? Mas devíamos! Isso porque existe uma relação direta entre a coluna vertebral e os órgãos do corpo humano. E para surpreender ainda mais: um pode influenciar o outro. Isso significa que tanto a má postura pode interferir no organismo, como o contrário.

Logo, por mais inusitado que possa parecer, existe uma associação entre dor nas costas e intestino. Então, é importante ficar alerta aos sinais do corpo. Nem sempre aquele incômodo na coluna significa lombalgia ou escoliose, por exemplo. Em alguns casos, pode ser sintoma de problemas intestinais.

Qual é a relação entre dor nas costas e problemas intestinais?

Já entendemos que existe uma conexão entre dor nas costas e problemas intestinais. Compreendemos que essa dor pode ser um sintoma de doença não associada diretamente à coluna, certo? Então, a pergunta que fica é: qual é a relação entre eles? Como partes do corpo humano tão distintas podem interferir uma na outra?

Anatomia humana: dor nas costas e problemas intestinais

Para entender essa relação entre dor nas costas e problemas intestinais é preciso analisar a anatomia humana. Mais especificamente, a coluna vertebral. É nesta estrutura que existe uma grande diversidade de terminações nervosas. Estas, por sua vez, se conectam com o resto do corpo – músculos, ossos, peles, vasos e vísceras. Todas essas conexões também se interligam com a medula e os neurônios.

Com toda essa perfeita comunicação, fica mais fácil entender como dor nas costas e problemas intestinais podem estar relacionados. Na ostepatia, todas as partes do corpo humano possuem uma coerência entre sua interligação e função. Por essa razão, é fundamental manter a harmonia do funcionamento de todo o organismo.

Desequilíbrio: dor nas costas e problemas intestinais

A relação entre dor nas costas e problemas intestinais pode ocorrer como fruto de um desequilíbrio no corpo. A anatomia mostra que todas as estruturas estão interligadas. Logo, quando há algo em desarmonia, em qualquer lugar do organismo, todos os tecidos podem ser afetados.

Portanto, se há algo de errado no intestino, esse desconforto é capaz de “viajar” pelas estruturas do corpo por meio dessas conexões. E ainda que pareça estranho, o destino poder ser a coluna. É por isso que há casos em que dor nas costas pode ser um sintoma de problemas intestinais. E o contrário também, doenças no sistema digestivo podem ser resultados de má postura.

Como problemas intestinais podem causar dor nas costas?

Já deu para entender a relação entre dor nas costas e problemas intestinais, certo? Toda a estrutura e as funções do corpo humano trabalham em conjunto e interligadas. Mas ainda resta a dúvida: na prática, como uma doença no intestino pode causar dor na lombar?

O que acontece é que o tecido visceral doente pode irradiar alterações em outras partes do corpo. Vale acrescentar ainda que essas fibras de dor são bastante sensíveis a qualquer tensão no intestino. Com isso, músculos, vértebras, pele e osso são alguns dos locais que podem sofrer as consequências de algum dano sofrido pelo órgão.

Quais problemas intestinais podem causar dor nas costas?

Existem diversos problemas intestinais que podem causar dor nas costas. E a lista é bem variada, desde os mais comuns como constipação e diarreia, até casos mais graves como úlcera, enfermidades no reto e ânus, até tumores. Diversas pesquisas já comprovaram essa relação. A dor na lombar, inclusive, é um dos sintomas apresentados pela maioria dos pacientes com Síndrome do Intestino Irritável.

Mas é claro que dor nas costas e problemas intestinais nem sempre estarão juntos. Embora a estrutura esteja toda interligada, não são todas as pessoas que apresentarão tal sintoma. O alerta serve para dar mais atenção ao que o corpo diz e às suas necessidades. Muitas vezes, o diagnóstico não é tão óbvio assim.

Como dor nas costas pode causar problemas intestinais?

O corpo humano está todo conectado e precisa estar em harmonia. Quando há algo de errado, outros tecidos podem sofrer. E da mesma forma que uma dor em um órgão pode irradiar para a coluna, o contrário também pode acontecer. Logo, também é possível que má postura resulte em doenças no intestino.

Mas como? Dor nas costas e problemas intestinais possuem uma relação através da conexão entre a coluna vertebral e o intestino. Isso porque a região lombar tem uma responsabilidade enorme de sustentação. Dessa forma, se mantemos uma postura inadequada ao sentar ou fazer força, desequilibramos a comunicação com os órgãos. Consequentemente, isso pode gerar distúrbios no sistema digestivo e prisão de ventre, por exemplo.

Dor nas costas e problemas intestinais também podem estar associados à região dorsal. Quando ela é pressionada, além de desconforto, pode ocasionar mau funcionamento não só do intestino, mas do organismo como um todo. Isso diminui ainda a vitalidade e a energia do corpo, resultando em doenças graves.

Diagnóstico da relação entre dor nas costas e problemas intestinais

É comum que as pessoas não enxerguem a relação entre dor nas costas e problemas intestinais. Afinal, parecem tão distintos! Há casos em que o único sintoma manifestado pelo intestino é aquele incômodo na lombar e vice-versa, no início. Por isso, o diagnóstico pode ser bem mais difícil do que aparenta.

Para complicar, é possível também que exames não identifiquem o problema, tampouco o órgão que não está funcionando bem. E se diagnosticar nem sempre é tão óbvio assim, descobrir a origem da doença é ainda mais penoso. Nesse cenário, terapias como a osteopatia, que avaliam a pessoa como um todo, são as opções mais eficazes. Isso porque, mais do que avaliar o sintoma, o osteopata busca extinção da raiz da doença.

Tratamento com osteopatia para dor nas costas e problemas intestinais

O tratamento com osteopatia para dor nas costas e problemas intestinais é bastante eficaz porque considera o paciente como um todo. Isso significa que mesmo que a pessoa apareça como uma queixa específica, o osteopata irá analisar todo o corpo humano. Sendo assim, a terapia vai além de sanar um incômodo, vai ainda investigar a origem do problema, diagnosticar e aplicar a técnica adequada para eliminar a doença.

A ostepatia trata dor nas costas e problemas intestinais ao mesmo tempo

Além da vantagem de extinguir a raiz do que está causando desconforto e um diagnóstico mais completo, a osteopatia pode tratar diversos problemas ao mesmo tempo. Mais do que resolver uma dor nas costas ou um problema intestinal, o objetivo é reequilibrar o organismo. Por essa razão, é comum ir ao consultório com uma reclamação e descobrir outros pequenos problemas que podem ou não estar interligados.

Nem sempre a origem é tão óbvia. Como vimos neste post, dor nas costas e problemas intestinais podem estar relacionados. E a técnica permite tratar diversas enfermidades e incômodos simultaneamente, além de evitar que se agravem.

A ostepatia para dor nas costas e problemas intestinais: terapia manual

Todo o trabalho da osteopatia é realizado apenas com técnicas manuais. Ou seja, a terapia dispensa remédios e cirurgias, promovendo um tratamento mais natural. A filosofia dessa metodologia acredita no estímulo de pontos específicos para tratar o paciente e promover a autocura. Ou seja, ajuda o organismo a entrar em equilíbrio novamente.

A terapia também pode ser usada com outras formas de tratamento para dor nas costas e intestino. Isso significa que é possível combinar, por exemplo, osteopatia com pilates para melhorar ainda mais o bem-estar do paciente.

Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais? Entre em contato conosco pelos telefones (11) 2251-6582 e (11) 99868-6515 (WhatsApp) ou agende sua consulta online! Estamos à disposição!