peso

Tendência a recuperar o peso: saiba o que é como diagnosticar

Fazer uma dieta rigorosa e investir em exercícios pode ajudar muito a diminuir o peso, porém, quando ele é recuperado em pouco tempo ou até mesmo volta a aumentar, há um desequilíbrio no corpo. Essa montanha-russa é o terror de quem tem uns quilos a mais e pode estimular o surgimento de várias doenças. 

Muitas pessoas usam como argumento a sua natural tendência a engordar, que nada mais é do que a cultura de péssimos hábitos alimentares. De qualquer forma, o ganho de peso pode também estar atrelado à genética. Diante da falta de consciência sobre os alimentos, é inútil entrar numa dieta mais rigorosa e perder peso se a mentalidade equivocada permanecer. 

Causas para a tendência a recuperar o peso

As pessoas que são consideradas com tendência a engordar podem atingir seu objetivo de emagrecer com saúde e de forma definitiva sem entrar no famigerado efeito sanfona. Mas, para isso, precisam modificar sua rotina, conhecer melhor os alimentos e manter uma atividade física constante. 

Parece fácil num primeiro momento, mas a verdade que é muito difícil modificar hábitos que já estão solidificados no dia a dia. Pular as refeições, comer exageradamente antes de dormir e exagerar no chocolate quando está com algum problema emocional são vícios alimentares difíceis de serem superados. 

Sabe-se que as mulheres apresentam maior predisposição a recuperar o peso perdido. A explicação para essa circunstância é o metabolismo corporal feminino, mais lento que o masculino pela menor quantidade de massa magra presente na constituição física feminina. 

Quanto maior a quantidade de massa magra no corpo e menor de massa gorda, mais acelerado será o metabolismo. Se não for devidamente estimulado, o metabolismo (forma como o corpo queima as calorias ingeridas), torna-se muito lento. 

Quando a pessoa consome mais calorias do que vai gastar, há um acúmulo calórico que se transforma em gorduras localizadas. Se o metabolismo é lento, essa gordura não se dilui facilmente e se estabiliza principalmente na parte abdominal. 

Algumas pessoas têm mais facilidade de engordar que outras, inclusive comendo a mesma qualidade e quantidade de alimentos. A explicação para isso está na forma como o metabolismo atua no organismo. A melhor maneira para identificar esse padrão é realizar o teste genético, exame que é capaz de entender qual é o padrão de cada organismo individualmente. 

Como superar esse obstáculo e emagrecer com saúde?

Metabolismo é a forma com que o corpo queima as calorias para se manter vivo e em movimento. Uma pessoa que tem metabolismo muito acelerado, necessita comer sempre, mesmo que em pequenas quantidades, para suprir a queima elevada de carboidratos. Já para quem tem metabolismo lento, a dieta deve ser mais rigorosa para atingir o ritmo de queima calórica adequado ao consumo. 

Mas é possível elevar a velocidade da queima calórica exatamente por meio da alimentação. Muitas pessoas optam pelo jejum para perder peso e na prática ele é péssimo para o metabolismo, que começa a ficar ainda mais lento para economizar a energia que lhe resta. O ideal é manter diariamente as refeições e, nos intervalos, comer alimentos que não prejudicam a dieta, como frutas e cereais. 

Quando o corpo recebe alimentação sempre, mesmo que pouca, o metabolismo entende que precisa queimá-la e, dessa forma, ele começa a entrar no ritmo desejado de aceleração. Outras situações, como o envelhecimento e a falta de atividades físicas, também colaboram para a lentidão do processo metabólico. 

Manter o corpo em movimento, obviamente, acelera mais a queima calórica do que se ele estivesse em repouso, valoriza a massa magra muscular e elimina a massa gordurosa. Comer devagar e saboreando os alimentos também é bastante importante para não exagerar na quantidade. 

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre a Osteopatia SP.

Comentários
Osteopatia SP

Posted by Osteopatia SP