Pare e olhe como você está sentado, neste momento. Provavelmente, sua cabeça e tronco estão inclinados para frente, e as costas curvadas. Essa é uma posição muito comum durante o uso de computadores e celulares, mas não é nada saudável. A má postura pode causar uma série de problemas de saúde, além de dores e desconforto. É por este motivo que iremos falar sobre a importância do pilates para a manutenção de uma boa postura no dia a dia.
Mais do que uma atividade física que relaxa e alonga, o pilates atua diretamente sobre a consciência corporal, para que seja natural apoiar-se de forma correta durante atividades laborais, agachando-se, dormindo ou sentado em frente ao computador.
A má postura vai muito além de um problema estético. Este é um vício que pode causar diversas alterações físicas e de saúde. Duvida? Algumas disfunções geradas pela má posição do corpo durante uma vida inteira podem ser:
- dores nas costas e no pescoço;
- hérnia de disco;
- cifose;
- escoliose;
- hiperlordose;
- hipercifose;
- desvios posturais;
- LER;
- inflamação dos tendões;
- baixa energia;
- falta de concentração;
- fadiga muscular;
- flacidez abdominal (barriga saliente).
Afinal, o que é má postura?
Se você tem dúvida sobre o que significa ter uma postura inadequada, vamos explicar como geralmente ela ocorre. Observe a si mesmo ou as demais pessoas, e procure os seguintes desvios:
- de pé com joelhos dobrados;
- cabeça inclinada para frente;
- pescoço curvado, gerando uma corcunda;
- barriga saliente, sem que haja gordura localizada;
- ombros arredondados;
- alterações nos pés.
Entre muitos outros, esses são os principais sinais que indicam que uma pessoa não está mantendo uma postura normal, seja por maus hábitos, seja por problemas osteoarticulares, que podem ser congênitos ou gerados ainda na infância.
Tratamento postural com pilates
Milhares de pessoas sofrem com dores nas costas e no pescoço, causadas pela má postura. Esse tipo de desconforto, inclusive, é responsável pela maior parte dos afastamentos do trabalho, segundo o Ministério da Saúde.
Felizmente, pessoas que são prejudicadas pelo desconforto nas costas podem ter alívio com a prática do pilates. O método de alongamento preconizado por esta técnica possibilita o fortalecimento dos músculos das costas. Alunos que realizam a atividade regularmente são beneficiados com a melhora da postura, da flexibilidade, da coordenação motora e da consciência corporal.
Além disso, o pilates ainda proporciona bem-estar, com a redução do estresse do dia a dia, além de promover a estética do corpo, definindo os músculos.
O objetivo do método é fortalecer o abdômen e a região lombar, áreas responsáveis pela estabilidade da coluna vertebral. Quando elas estão tonificadas, os movimentos dos braços e pernas se tornam mais equilibrados e causam menos estresse para a coluna.
O pilates tem poucas restrições. Ele pode ser adotado por crianças, adolescentes, idosos e mulheres grávidas, inclusive. Essa é uma atividade ideal para quem busca bem-estar, relaxamento e correção da postura, ou apenas deseja eliminar as dores e o desconforto nas costas e pescoço.
Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais a Osteopatia SP.
- PILATES – http://localhost/osteopatia//pilates/