Agende V. Mariana   Agende Pinheiros  
Posturologia

Entenda a posturologia

Posturologia é a ciência que estuda as alterações posturais através das entradas sensoriais. Elas são células especializadas em informar ao cérebro os estímulos percebidos no meio ambiente como pressão, tato, temperatura e tensões músculo-tendíneas para que o corpo se equilibre no espaço contra a gravidade em um determinado momento com o menor gasto energético possível.
Essas entradas sensoriais são denominadas de “captores posturais”. Quando suas informações são assimétricas, o que acontece por vários motivos, provocam torções anormais contrárias. Ou seja, assimetrias da coluna vertebral, bacia, ombros, joelhos, pés e cicatrizes patológicas. Se não tratadas, provocam patologias como artroses, hérnias discais, tendinites, dores musculares, incoordenação motora, cansaço, entre outros.
Os principais captores são os olhos, o sistema dento-oclusal, os pés, as vísceras e o sistema vestibular. Eles devem ser o alvo de uma avaliação toda vez que um indivíduo sofre com algum ou vários desses sintomas, principalmente quando já fez tratamentos sem sucesso.
ATENDIMENTO PERSONALIZADO
Após uma criteriosa anamnese e avaliação das alterações posturais e seus respectivos captores, o tratamento é efetuado na regulação desses captores, ajustando as informações que eles enviam ao cérebro.
Desta forma, a resposta do cérebro aos músculos será a correção. Por exemplo: para o captor ocular são estipulados exercícios para a musculatura de acordo com cada disfunção avaliada. Eles são simples e de fácil execução, porém de extrema importância, já que entre os captores os olhos e os pés são os principais.
Para os pés são aplicadas palmilhas proprioceptivas com o mesmo caráter de reprogramação das informações originadas na pele das solas dos pés. Assim, nos centros motores cerebrais, acontecerá o ajuste do tônus postural.
BAROPODOMETRIA COMPUTADORIZADA
A Baropodometria Computadorizada é uma ferramenta que complementa a avaliação postural. Ela permite observar as variáveis como o tempo e distribuição de contato do pé com o solo, tipos de pés, pressões máximas e medidas estabilométricas. O Baropodometro mostra dados estatísticos, documentando detalhadamente os planos biomecânicos e todas as informações para que se estabeleça um diagnóstico dos desequilíbrios do aparelho locomotor em relação aos pés.
PARA QUEM É INDICADA?
A posturologia não tem contraindicação: a partir dos quatro anos de idade todos podem se beneficiar dessa ferramenta. Afinal, inúmeras patologias no adulto são tentativas de adaptações de um sistema tônico postural que se tornou desequilibrado em algum momento da vida.

Descubra como sua vida pode ser melhor!

Viva melhor

Corpo clínico



  • DR WESLEI LIMA


  • DRA WANESSA SOLDERA


  • DR PAULO FERREIRA


  • DR FRANCISCO A. CHAMBÔ FILHO