A osteopatia é um sistema de avaliação e tratamento que tem por objetivo o restabelecimento funcional das estruturas e sistemas corporais. Esse objetivo é alcançado por meio da aplicação de técnicas de terapia manual sobre os diversos tecidos do corpo humano. Essa filosofia está baseada no raciocínio de que, quando todas as partes do corpo humano estão sintonizadas, há, então, um organismo saudável. Entretanto, quando não estão, a doença surge como um efeito colateral.
O que a osteopatia
é capaz de tratar?
A lista abrange ainda muitos dos problemas decorrentes de acidentes, quedas, fraturas ou cirurgias. A osteopatia pode ajudar a resolver também enxaquecas, dores de cabeça, problemas digestivos, insônias, depressão, vertigens, labirintites, sinusites, glaucoma, tensão pré-menstrual, constipação, estresse e problemas respiratórios.
Enxaqueca e DTM
Identificação das estruturas do corpo que possuem possíveis disfunções causadoras de dores de cabeça, como aperto dentário ou bruxismo. A osteopatia é aplicada para ajustar, harmonizar o corpo e verificar se algo mais pode ser responsável pela enxaqueca.
Dores ciáticas
Avaliação postural para identificar os captores posturais desregulados e que podem estar provocando dores. Vamos aplicar a osteopatia para identificar os bloqueios corporais e corrigi-los para melhorar a função corporal e para alívio ou eliminação das dores.
Hérnias de disco
Avaliação de quais regiões ou estruturas estão desalinhadas, ou bloqueadas, que possam ser responsáveis pelo desenvolvimento de Hérnias. Assim, vamos diagnosticar e tratar as estruturas corporais que podem estar envolvidas na causa da hérnia de disco.
Dores articulares
Pacientes que sentem dores crônicas, que não aparecem nos exames de imagem, que têm indicação de medicação ou já fizeram outros tratamentos que não resolveram o problema, procuram a osteopatia para corrigir as áreas necessárias e eliminar as dores.
Outros tratamentos
Tendinites, artroses, distúrbios, alterações posturais, problemas de coluna, sequelas de traumatismo, disfunções auditivas, disfunções digestivas, disfunções respiratórias, disfunções ginecológicas, distúrbios do sono, estresse, entre outros.
Não há contraindicação para se tratar com a osteopatia. Por ser um método que atua em todo o corpo, é indicado para diversos tipos de patologias e disfunções. Normalmente, os osteopatas atendem pessoas que buscam tratamento para dor, disfunções viscerais e que querem melhorar a qualidade de vida. Além disso, essa metodologia pode ser realizada com pessoas de todas as idades, desde recém-nascidos a idosos, em qualquer condição física e de todos os gêneros.Pessoas que sentem fortes dores na coluna, cabeça e articulações
- Pessoas que sentem fortes dores na coluna, cabeça e articulações
- Atletas (profissionais ou amadores) que buscam melhorar a sua performance por meio da postura e mobilidade
- Indivíduos que buscam tratar limitações, alterações ou desgaste nas articulações
- Crianças e jovens com problemas relacionados à respiração, concentração, má formação da estrutura física e outros
Benefícios
- Dispensa medicamentos
- Cura sem intervenções invasivas como cirurgias
- Os resultados costumam aparecer logo nas primeiras sessões
- Trata diversas doenças em conjunto ao longo das sessões
- O tratamento é indolor na maioria dos casos
- Ajuda na melhora da performance esportiva e profissional
- Diminui o risco de lesão
- Proporciona um retorno vigoroso e rápido às atividades
- Ajuda a manter o desempenho, mesmo durante o processo de cura
Como funcionam as sessões
O tratamento é feito por meio da intervenção manual feita pelo osteopata sobre as partes do corpo que estão em desarmonia. Não utiliza protocolos, pois respeita a história de cada paciente. Assim, as sessões podem variar de 1x por semana até mesmo 1x ao mês. Podemos observar resultados significativos, na maioria dos casos, entre a 4ª e a 6ª sessões. A osteopatia utiliza várias técnicas terapêuticas manuais.
- Técnicas musculares: tendões e musculaturas em geral
- Técnicas estruturais: articulações
- Técnicas cranianas: técnicas sutis que partem do crânio para o tratamento corporal
- Técnicas posturais: trabalham a correção da postura como partida para o bem-estar do corpo
- Técnicas viscerais: tratam, basicamente, os órgãos, tecidos e conjuntos do corpo humano
Agende sua avaliação, liberte-se das dores e tenha mais saúde e qualidade de vida no seu dia a dia!
Corpo clínico
DR. WESLEI LIMA
DR. PAULO HENRIQUE
DR. FRANCISCO CHAMBÔ
DR. TIAGO SOUZA
DR. THIAGO PEREIRA