5 Doenças tratadas pela osteopatia

A osteopatia é um sistema de avaliação, diagnóstico e tratamento que tem como foco tratar o paciente, não a doença. Esta disciplina da medicina alternativa foi criada em 1874 pelo médico americano Andrew Taylor Still como resultado da constante observação e investigação das patologias e suas manifestações.

A osteopatia é uma técnica terapêutica de abordagem manual para obtenção de diagnóstico, que não contempla ações invasivas e não possui contraindicações. O osteopata possui amplo conhecimento do corpo humano e de seu funcionamento, possibilitando o favorecimento do processo de cura da patologia.

Esta técnica é benéfica para uma grande variedades de patologias, desde distúrbios musculoesqueléticos e viscerais,  até emocionais. Diante das inúmeras enfermidades que são favorecidas, listamos a seguir 5 doenças tratadas pela osteopatia.

Fibromialgia

A fibromialgia é uma doença que se apresenta como uma constante dor muscular generalizada e crônica. Porém, o seu diagnóstico só é possível através da aplicação de uma metodologia em que o paciente deve reconhecer no mínimo 6 focos de dor dentre os 18 pontos pré-definidos.

Os sintomas da fibromialgia variam constantemente de duração e de intensidade, sendo esta variação ocasionada por mudanças climáticas, esforço excessivo, alteração hormonal, ansiedade ou depressão.

O tratamento osteopático consiste em aliviar e flexibilizar a musculatura, remover os pontos de dor manualmente, retornar o alinhamento vertebral, tonificação muscular e na manutenção do equilíbrio da arcada dentária.

DTM

A disfunção temporomandibular (DTM) é uma doença ocasionada pela presença de distúrbios na articulação temporomandibular (ATM). Esta articulação é quem possibilita nossa mastigação, fala e todos os movimentos realizados pela boca.

No tratamento da DTM, o osteopata tem por objetivo descobrir a causa da dor, avaliar a mobilidade da ATM, do crânio, da coluna cervical e do sacro.

Após este processo de investigação e avaliação, o profissional irá realizar técnicas manuais que produzirão o alívio da dor, a redução da inflamação e o aumento da amplitude de movimento.

Dor ciática

A dor ciática, também conhecida como ciatalgia, ocorre quando há compressão ou inflamação do nervo ciático. As dores acontecem na conexão entre joelhos e pés, quando se divide entre fibular comum e nervo tibial.

O tratamento oferecido por um osteopata consistirá no bloqueio dos músculos que estão comprimindo o nervo ciático, na melhora das restrições do movimento da coluna e das articulações e no estiramento de músculos e ligamentos relacionados à dor. O foco sempre será a causa da dor e não a redução de sintomas.

Escoliose

A escoliose é uma deformidade em forma de curva na coluna vertebral, podendo estar acompanhada da rotação das vértebras. A osteopatia apresenta bons resultados quando a escoliose é diagnosticada precocemente, principalmente em crianças.

Nos casos em que a doença acomete adolescentes e adultos, a escoliose pode ser minimizada pelo tratamento osteopático de forma que não resulte em grave deformidade, equilibrando o grau de curvatura.

O osteopata utiliza-se de técnicas de manipulação, exercícios posturais, posturologia e prescrição de reeducação postural global (RPG).

Hérnia de disco

A hérnia de disco ocorre quando o disco intervertebral sai do seu devido lugar, afetando os nervos espinhais da coluna, provocando dor. O disco intervertebral funciona como um amortecedor para os movimentos da coluna.

Em casos de diagnóstico de hérnia de disco, o osteopata terá como foco descobrir quais as restrições de movimento que justificam o sofrimento do tecido que está causando dor. Esta descoberta é realizada através de análise minuciosa do histórico do paciente e da realização de testes de mobilidade do tecido, objetivando liberar as restrições encontradas.

A osteopatia é um método de tratamento eficaz que busca a obtenção da cura. Outras distúrbios como insônia, torcicolo, sintomas de tensão pré-menstrual, enxaquecas, labirintite, vertigem, entre outros, também são tratados pelo osteopata.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como osteopata em São Paulo e Belo Horizonte.