Agende V. Mariana   Agende Pinheiros  
Água com limão: mitos e verdades sobre o assunto

O limão é uma fruta muito popular, usada no preparo de sucos, temperos, bolos, tortas, sobremesas e tantas outras delícias. Tem vários nutrientes que fazem bem à saúde, como a vitamina C, fósforo, potássio, manganês, flavonoides e vitaminas. Com tantos benefícios, muita gente gosta de beber água com limão, principalmente, pela manhã, com a intenção de emagrecer, limpar o organismo, entre outros objetivos. Será que água com limão tem tanto poder assim?

7 mitos e verdades sobre o consumo de água com limão

  1. Água com limão emagrece

Mito. O emagrecimento acontece com mudança de hábitos alimentares e exercícios físicos. Em determinadas circunstâncias, é necessário fazer tratamento médico. Beber água morna com limão todas as manhãs faz bem à saúde, especialmente ao trânsito intestinal, mas essa mistura não tem o poder emagrecedor quem não cuida da alimentação e leva uma vida sedentária. O benefício é a vitamina C, antioxidante, e fibras solúveis como a pectina, que mantêm a saciedade por mais tempo.

  1. Água com limão melhora trânsito intestinal

Verdade. Os ácidos do limão, ascórbico e cítrico, melhoram a alcalinidade do sangue e são metabolizados rapidamente pelo organismo. O limão também facilita a absorção de ferro, nutriente que ajuda a combater a anemia. A fruta também contém vitamina C, substância que age contra os radicais livres, que provocam o envelhecimento precoce das células.

  1. Não há contraindicações à ingestão de água com limão

Mito. Apesar de todos os benefícios dessa fruta, água com limão não faz bem a pessoas que têm doenças como esofagite e outras sensibilidade ao ácido cítrico, podendo ter queixas gástricas, dor de cabeça e alterações na pele.

  1. Água com limão melhora a pele

Verdade. A vitamina C é antioxidante, combate os radicais livres e também facilita a síntese de uma proteína importante para a qualidade da pele, o colágeno. Porém, não basta beber água com limão todos os dias, mas não cuidar da alimentação, saúde e da própria pele, com limpeza, tonificação e hidratação.

  1. Água com limão regulariza o pH do sangue

Verdade. Embora contenha ácidos, o limão é um fruto alcalino. Por isso, ingerir água com limão ajuda a normalizar a alcalinidade sanguínea, facilitando, assim, a eliminação de toxinas e combate a processos inflamatórios.

  1. Água com limão ajuda no fortalecimento dos ossos

Verdade. O limão contém fósforo, substância que melhora a absorção do cálcio. Então, ao beber água com limão, inclua no cardápio alimentos que contenham cálcio, como os derivados do leite ou outros que podem ser consumidos no almoço ou jantar como sardinha, brócolis, espinafre, soja, entre outros.

  1. Água com limão pode manchar a pele

Verdade. Mas isso acontece quando a pessoa derrama o líquido sobre a pele e, em seguida, se expõe ao sol. Além de manchas, a substância bergapteno, presente no sumo, em contato com a pele pode causar alergia. Por essa razão, não use água com limão em receitas caseiras para a pele.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como osteopata em São Paulo e Belo Horizonte.