Ansiedade pode gerar sintomas físicos

Um dos males da sociedade moderna é a ansiedade, doença que cresce a cada dia em número de casos. Os motivos para o seu desenvolvimento são inúmeros, mas a pressão social, que ocorre em ambientes de trabalho, faz com que as pessoas se cobrem para ser cada dia melhores em tudo. Além disso, há a expectativa de alcançar objetivos e a correria do cotidiano. Esse cenário impulsiona o indivíduo a desenvolver a ansiedade.

É muito importante falar sobre o problema para que ele seja combatido. No entanto, mais importante que isso é saber identificar se você está numa crise de ansiedade ou se está desenvolvendo sintomas que são indícios desse transtorno.

Normalmente, os sintomas, além de afetarem o lado psicológico, também têm impacto físico, em que talvez seja mais fácil o diagnóstico. Assim, é importante prestar atenção aos sinais que nosso corpo nos dá. Conheça alguns:

Alteração na audição/concentração

Quem está numa crise de ansiedade perde a concentração e as sensações auditivas, pois o cérebro está em frequência acelerada. Quando isso ocorre, a pessoa só percebe os ruídos e não todos os sons nitidamente.

Dormência e tensão muscular

A dormência nas mãos e nos pés é muito comum em pessoas que estão em crise de ansiedade, assim como a tensão muscular. Apertar os músculos da mandíbula, dos punhos e das pernas pode caracterizar estresse e ansiedade.

Muitos pacientes têm esses sintomas há anos e, mesmo assim, não conseguem perceber, pois é algo natural e mecânico, passando despercebido. É muito importante saber identificar esse sintoma, para que o tratamento seja iniciado o mais cedo possível.

Boca seca

Os fluidos corporais durante a ansiedade ficam desregulados, o que pode levar a boca a ficar seca, podendo até desenvolver aftas.

Tontura

Assim como a ansiedade desencadeia falta de concentração e problemas auditivos, também faz com que a pessoa perca o equilíbrio.

Problemas gastrointestinais

O intestino é muito sensível e reage diretamente quando as emoções estão afloradas. Assim, é um sintoma muito real, pois o cérebro emite sinais para o sistema gastrointestinal quase que imediatamente, causando diarreias, dores, e outros sintomas.

Suor e calafrios

É muito comum pessoas ansiosas sentirem mais frio ou suarem mais que pessoas que não sofrem com esse problema. Isso acontece devido ao desequilíbrio do organismo, que reage como se estivesse protegendo-o, causando calafrios e suor.

É imprescindível saber identificar os sintomas para que a pessoa busque ajuda médica e psicológica. Quanto mais cedo tratar a ansiedade, melhor será a qualidade de vida. A crise de ansiedade dificulta as relações sociais e a resolução dos problemas.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como osteopata em São Paulo e Belo Horizonte.