Agende V. Mariana   Agende Pinheiros  
Os 7 maiores benefícios do pilates

O Pilates é um método desenvolvido por Joseph Pilates e sua finalidade é exercitar o corpo por meio de movimentos suaves, que aliam alongamento, fortificação muscular, coordenação e controle, usando a concentração.

Neste post, você conhecerá 7 benefícios do Pilates e verá como esta técnica vai melhorar a sua qualidade de vida. Confira!

1) Ameniza as dores

Um dos principais benefícios do Pilates é a diminuição das dores. No dia a dia, por exemplo, forçamos muito a musculatura, o que pode gerar incômodo e dor. Nos exercícios do Pilates, é possível trabalhar os músculos de maneira individual, a fim de fortalecê-los.

Além disso, as técnicas executam muito o alongamento e o reforço muscular, o realinhamento da postura, fortalecimento abdominal, lombar e de outras regiões corporais.

2) Melhora a respiração

Já parou para observar a sua respiração? O Pilates é muito indicado para quem é ou está estressado, nervoso e ansioso. Os exercícios da técnica são feitos com a respiração controlada e pausada, para que a pessoa vá adquirindo uma consciência corporal maior.

Pessoas que são muito ansiosas tendem a ter algum tipo de bloqueio no diafragma, que é um músculo fundamental para manter a respiração controlada.

3) Aumento da flexibilidade corporal

Como está a sua flexibilidade? Após pegar um objeto no chão, sente seu corpo dolorido? Um dos benefícios do Pilates é a melhora da flexibilidade, pois trabalha os músculos e as articulações.

4) Ajuda a manter o peso

Os exercícios ajudarão a te manter em forma e no peso ideal. Quando a técnica é executada, a queima de calorias ocorre por causa dos movimentos, o que vai ajudar na definição e também no emagrecimento.

5) Estimula o relaxamento muscular

As técnicas trabalhadas pelo pilates estimulam o relaxamento e o condicionamento físico. Os exercícios trabalham vários pontos, como força, equilíbrio, alinhamento corporal e consciência dos movimentos que estão sendo realizados.

Durante as atividades, ocorre a liberação da endorfina, que ajuda no relaxamento muscular. Desta forma, a técnica proporciona bem-estar não só para o corpo, mas para a mente também.

6) Corrige a postura

Você consegue manter a postura alinhada no dia a dia? Com a prática dos exercícios, será mais fácil corrigir a postura, uma vez que eles são feitos com a coluna alinhada e alongada. Isso ajuda a diminuir as dores na região lombar e nos ombros.

7) Melhora a qualidade do sono

Os exercícios desenvolvidos no Pilates trabalham corpo e mente. A técnica ajuda a liberar hormônios que produzem sensação de bem-estar no organismo e, como consequência, diminui a ansiedade e melhora a qualidade do sono.

Em suma, ele promove sensações de tranquilidade e, por trabalhar com a respiração, estimula o sistema nervoso, permitindo que o organismo fique relaxado. Logo, problemas relacionados à insônia tendem a diminuir com os exercícios, sendo um dos benefícios do Pilates.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como osteopata em São Paulo e Belo Horizonte.