Posturologia: o que é e quais são os benefícios

A posturologia é o método que estuda a relação entre doenças crônicas e a postura do paciente. Este estudo baseia-se na reprogramação postural do indivíduo, prevenindo doenças associadas ao desequilíbrio corporal.

Os princípios deste método estão fundamentados em quatro pilares: interrogar o paciente, examiná-lo, realizar o diagnóstico e tratar as causas do problema.

Como funciona a posturologia?

A evolução do estudo deste método permitiu grandes avanços na descoberta das causas associadas ao desequilíbrio postural. O corpo humano funciona em harmonia biomecânica, em que o cérebro percebe o volume, a forma do corpo e a posição que ocupa no espaço.

Quando ocorre a quebra dessa harmonia, podem surgir diversos problemas neste corpo. A posturologia atua exatamente neste momento, tendo como objetivo descobrir e tratar as causas dos problemas, não apenas os sintomas.

Quais os benefícios deste tratamento?

Em razão de estar fundamentado na análise e correção das causas do problema, este método de diagnóstico é tratado por uma equipe multidisciplinar, geralmente composta por médicos das especialidades de osteopatia, odontologia, oftalmologia, fonoaudiologia, fisioterapia, clínica geral, ortopedia e fisiatria.

A diversificação de áreas da medicina envolvidas neste tratamento ocorre em razão da variedade de órgãos que podem estar associados às causas. O diagnóstico é realizado pela observação dos captores posturais, considerando principalmente os pés, olhos, articulações, alterações viscerais, aparelho manducatório, sistema vestibular, coluna vertebral e até a pele.

Na maior parte dos casos, a alteração nestes captores resulta em dor constante. O foco desse tratamento é verificar as assimetrias, identificar os captores desregulados e corrigi-los, objetivando a reprogramação postural global ao nível do sistema nervoso central.

O tratamento oferecido é eficaz no combate à dor muscular, cervical, na região lombar, no ciático e nas pernas. Também atua na resolução de problemas como fibromialgia, osteoartrite, escoliose, vertigem, hérnia de disco, entre outros.

Além do resultado satisfatório do tratamento, permitindo o alívio da dor ao indivíduo, outros benefícios precisam ser considerados.

Como o tratamento é baseado em uma análise global do corpo humano, será possível diagnosticar doenças que o paciente ainda não havia descoberto. Este diagnóstico global oferecerá ao paciente a resolução de um problema que pode resultar na solução de outro.

A atuação de um time de médicos de diferentes especialidades também garante ao paciente um olhar específico para cada área do seu corpo, permitindo um atendimento humanizado e satisfatório.

Este método de diagnóstico também garantirá ao paciente a sua reprogramação postural, além de oferecer alinhamento e balanceamento corporal. Esta reprogramação resultará em equilíbrio postural que está diretamente associado à autoestima do paciente.

A posturologia é uma terapia preventiva e curativa. Buscar este método de diagnóstico é fundamental na descoberta precoce do desequilíbrio postural, prevenindo o aparecimento de doenças ou a sua evolução.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como osteopata em São Paulo e Belo Horizonte.