7 doenças que podem ser controladas com uma boa alimentação

A alimentação pode prejudicar ou favorecer o organismo. Se você tiver uma dieta ruim, pobre em nutrientes e rica em gordura, carboidratos e açúcar, a sua saúde vai ficar ruim, levando ao desenvolvimento de doenças crônicas, que exigem tratamento para o resto da vida.

Sabe-se que com a correria do dia-a-dia fica difícil manter uma dieta correta, com horários e alimentos adequados, mas é preciso determinação e foco para que a saúde permaneça boa.

Para se ter noção da importância da alimentação, abaixo há uma lista de doenças que você pode evitar seguindo uma dieta rica em nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo e para uma saúde excelente.

7 doenças que podem ser controladas com uma boa alimentação.

1 – Obesidade

A obesidade é uma doença séria, causada pelo excesso de gordura corporal. Ela pode ser desenvolvida por questões psicológicas, pelo sedentarismo, por genética, entre outros fatores. O fato é que a obesidade é muito comum nos dias de hoje, justamente pela facilidade em encontrar mais opções ruins do que boas nos supermercados, padarias, etc.

Uma boa alimentação evita o desenvolvimento da obesidade, melhorando, assim, a sua qualidade de vida.

2 – Diabetes

Doença causada pela falta de insulina ou a má funcionalidade da insulina. Com essa deficiência, o nível de glicose no sangue aumenta.

A diabetes tipo I é genético, já a diabetes tipo II é adquirida através da alimentação.

3 – Colesterol alto

O colesterol alto pode trazer uma série de complicações para o organismo. Uma das mais sérias é o risco de desenvolver doenças cardiorrespiratórias.

O aumento do colesterol pode ocorrer devido ao excesso de ingestão de alimentos ricos em gordura. Procure manter uma dieta livre de gordura ruim, ou até mesmo balancear a gordura boa, como ovos, carnes e leite integral. O excesso vai causar colesterol alto e prejudicar a sua qualidade de vida.

4 – Hipertensão

A hipertensão também é uma doença muito comum e que pode ser evitada quando mantemos uma dieta boa. Essa doença causa a elevação da pressão arterial, que pode vir a causar AVC. As principais causas de hipertensão estão associadas ao excesso de consumo de sal, de álcool, sedentarismo e genética.

Fuja de alimentos industrializados e mantenha uma dieta mais natural.

5 – Osteoporose

Dieta pobre em cálcio, rica em gordura e açúcar pode causar osteoporose, sendo muito prejudicial aos ossos.

6 – Anemia

A anemia é resultado da falta de ferro na dieta. Quando ela está forte, a pessoa pode vir a ter desmaios, fraqueza, falta de concentração e atraso mental. É importante ingerir todos os nutrientes necessários na alimentação.

7 – Gripe

Última e não menos importante, a gripe também é causada pela má alimentação, pois a falta de vitamina C (encontrada em laranja e outras frutas) pode deixar o organismo mais suscetível ao desenvolvimento da gripe.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficaremos felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Conheça melhor a clínica Osteopatia SP lendo mais artigos no nosso blog!