Agende V. Mariana   Agende Pinheiros  
7 exercícios simples para evitar a enxaqueca

A enxaqueca é um problema que incomoda muitos brasileiros. Surge em determinados períodos e acarreta outros sintomas, muitas vezes impedindo a realização de atividades comuns como ir ao trabalho ou ler um livro.

Os remédios eram até pouco tempo a única alternativa para quem lida com a migrânea. Mas agora se sabe que os exercícios físicos podem ser grandes aliados, já que produzem endorfina e serotonina, ajudando a aliviar a tensão.

Apesar disso, o exercício deve ser praticado de forma regular e não apenas quando a crise estiver próxima de acontecer. A ideia é prevenir o aparecimento da enxaqueca, principalmente aquelas do tipo tensional, que apresenta melhores resultados após a inclusão de atividade física na rotina.

Descubra agora sete exercícios simples para evitar a enxaqueca:

1 – Ioga

A ioga é ideal para quem tem dores de cabeça ligadas ao estresse. A ideia é tratar a causa do problema (o estresse) e ajudar a pessoa a relaxar, trabalhando corpo e mente. Durante as aulas, é possível desligar um pouco a cabeça e se permitir um momento de relaxamento.

2 – Natação

Exercícios na água ajudam na redução do estresse e da migrânea. A natação exige foco, o que faz com que a pessoa se desligue momentaneamente de situações estressantes, ao mesmo tempo em que produz hormônios que contribuem para que você se sinta bem.

3 – Pilates

Atividades mais pesadas não são indicadas para quem quer se livrar da cefaleia tensional. Por isso, o pilates pode ser um ótimo aliado. Dentre seus benefícios estão o aumento da resistência física e mental e da concentração.

4 – Caminhada

Caminhar é uma atividade muito indicada para qualquer problema relacionado à mente. E como dores de cabeça tensionais estão intimamente ligadas com depressão, ansiedade e estresse, esse exercício pode ser um ótimo aliado. Permite distrair a mente, exige foco e ao mesmo tempo produz hormônios ligados ao relaxamento e satisfação.

O indicado é caminhar ao menos três vezes por semana.

5 – Corrida

A corrida é um exercício aeróbio que também diminui as crises de enxaqueca. Assim como a caminhada, melhora a oxigenação do cérebro, relaxa e aumenta a produção de hormônios da satisfação. Pode ser associada à caminhada. Você pode começar caminhando, correr e finalizar a prática de atividade física andando.

Duas a três vezes por semana é a frequência ideal para que sejam observados bons resultados.

6 – Balé

O balé, além de ajudar a perder peso e mexer o corpo, relaxa a mente e trabalha a concentração. Por ser uma atividade leve, pode fazer parte da rotina de quem deseja se livrar da migrânea.

7 – Alongamento

Quer fazer algo prático, sem precisar sair de casa e frequentar a academia? O alongamento é uma boa pedida. Você irá preparar seu corpo para começar um novo dia e pode fazer essa atividade logo após acordar. Dessa forma evita tensão e já se sente mais relaxado.

Uma música suave pode acompanhar esse momento, e você pode dedicar de 15 a 20 minutos por dia para se alongar.

 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como osteopata em São Paulo.