Quem pratica exercícios físicos com frequência sempre está exposto a acidentes ou lesões de menor ou maior grau. Pode ser uma queda, uma torção ou mesmo uma batida grave. Técnica bastante produtiva e lúdica, a fisioterapia esportiva visa trabalhar áreas lesionadas em decorrência de algum problema durante a prática de um esporte ou exercício.
Nesse sentido, a segmentação esportiva é uma importante especialização dentro da fisioterapia. Ao promover maior sustentabilidade ao corpo, oferece reabilitação, atenção e precaução intensas ao atleta.
Do que se trata a fisioterapia esportiva?
É uma área de atuação do fisioterapeuta e do osteopata voltada, principalmente, às lesões ocasionadas durante a prática de algum esporte. Por esse motivo, a especialidade é direcionada principalmente aos atletas, mas as pessoas que não costumam realizar exercícios com frequência também podem ser submetidas às técnicas.
O objetivo é simples: recuperar e prevenir o corpo das lesões e contusões. Aqui, entretanto, o processo costuma ser mais rápido e otimizado, visto que um atleta não conta com tanta flexibilidade ou disponibilidade de tempo quanto os pacientes convencionais. A reabilitação efetiva e o mais veloz possível, portanto, se faz necessária.
Na fisioterapia esportiva, todas as estruturas do corpo (muscular, óssea e articular) são trabalhadas com mais intensidade e rigidez, com amplitudes ainda mais sofisticadas e potencializadas do que uma prática fisioterápica comum.
As 3 bases essenciais da especialidade: recuperar, sanar e prevenir
É importante notar que o trabalho da fisioterapia esportiva pode ser dividido em três aspectos: recuperar, sanar e prevenir. Por meio de avaliação clínica e funcional, o profissional tomará as ações devidas para que esses três etapas sejam cumpridas com eficiência e no menor tempo possível.
Recuperar
Nesse momento, são realizados tratamentos para reverter o quadro negativo da lesão e assim proporcionar maior vigor à toda estrutura da área afetada. Todas as ações motoras são trabalhadas em diversas atividades, seja para casos de sobrecarga ou força em excesso, seja para ações repetitivas.
Sanar
O profissional atuará para uma espécie de reeducação da área atingida. É hora do corpo se aperfeiçoar para que se recupere mais rapidamente e sem nenhuma outra sequela. A depender da modalidade do atleta, o fisioterapeuta indica e orienta ações motoras específicas para tratar as lesões já instaladas no corpo. Essa integração entre a reeducação e o trabalho estático de recuperação depende, por sua vez, da gravidade do problema do paciente.
Prevenir
As técnicas de prevenção, trazidas pela fisioterapia esportiva, têm a ver com trabalhar e treinar o corpo para o reconhecimento dos desequilíbrios ou devaneios que podem acarretar um acidente similar ao sofrido pelo atleta, evitando assim sua repetição. A biomecânica é bastante exercida nessa parte, pois o corpo irá reconhecer e desenvolver ações de prevenção contra qualquer irregularidade muscular, óssea ou articular, permanecendo mais firme.
A fisioterapia esportiva é, além de um recurso para eliminar a dor, uma fonte de ajuda para a prática dos exercícios sem riscos e uma alternativa para checar o funcionamento do sistema musculoesquelético do corpo e fortalecê-lo para qualquer ocasião.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como fisioterapeuta osteopata em São Paulo!