insônia

Entenda como a microfisioterapia pode te ajudar no tratamento da insônia

Dormir bem influencia diretamente na qualidade de vida do indivíduo. Enquanto dormimos, o corpo regula uma série de substâncias necessárias ao bom funcionamento do nosso organismo. Por isso, quem está acostumado a ficar acordado durante a noite pode sofrer uma série de consequências, como problemas de concentração e de humor, perda de memória, entre outros. No Brasil, são cerca de 20 milhões de pessoas que convivem com este mal. Nesse sentido, a microfisioterapia pode ser uma grande aliada no tratamento contra a insônia.

A técnica francesa utiliza o toque das mãos com o objetivo de auxiliar o corpo na eliminação de traumas armazenados na memória das células. Ou seja, o tratamento visa ativar o sistema imunológico ao liberar as memórias sobre as origens de determinados sintomas ou doenças. Assim, o intuito é estimular o processo de autocura do corpo como um todo, para que ele mesmo consiga fazer o reconhecimento e combate dessas condições.

Ação

Não percebemos, mas somos “agredidos” por agentes de diversas naturezas todos os dias, sejam físicos, químicos ou emocionais. Em muitos momentos, nosso corpo atua para se livrar desses agentes sem que possamos perceber. No entanto, dependendo da intensidade do acontecimento, restam alguns indícios do ocorrido nos tecidos. É a concentração desses sinais, ou seja, das memórias do que sofremos, que leva ao surgimento de problemas variados.  

A microfisioterapia funciona da seguinte forma: por meio do tato, identifica os bloqueios contidos nas células e tecidos do corpo, chamados de cicatrizes. São resquícios de algum trauma sofrido pelo paciente, que o organismo não foi capaz de descartar e, dessa forma, acarretou em consequências para a saúde, por afetar a vitalidade celular.

Assim, ao tocar a pessoa em pontos específicos, o profissional consegue sentir e mapear os focos de resistência e, com leves estímulos manuais, incentiva o corpo a buscar a correção para esses “machucados” de dentro para fora. Para que a compreensão fique mais simples: no caso da insônia, o foco é que o organismo do indivíduo consiga reconhecer o que aconteceu internamente e o levou a desenvolver a disfunção, desencadeando, a partir disso, o processo de autocura.  

Tratamento

Cada sessão costuma levar, em média, uma hora. Embora algumas pessoas apresentem melhoras na qualidade do sono logo após a primeira tentativa, outras precisam de mais tempo para que o tratamento resulte nos efeitos desejados. Cabe destacar que, entre as visitas ao profissional, deverá ser feito um intervalo de 30 a 90 dias antes de uma nova consulta.

Neste período, o corpo terá tempo para processar as informações e buscar as medidas necessárias para curar as feridas localizadas nas células. É recomendável ainda evitar excessos nos primeiros dias após o tratamento, para que o corpo possa concentrar suas energias em fazer uma “limpeza” dos agentes agressores que estão prejudicando o bem-estar físico e mental. O mais importante é lembrar que a microfisioterapia pode ser associada a outros tratamentos para a insônia. Os procedimentos deverão ser avaliados de acordo com a situação do paciente.

 

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficaremos felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Conheça melhor a clínica Osteopatia SP lendo mais artigos no nosso blog!

 

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp