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7 alimentos para variar o lanche da tarde

Comer todos os dias a mesma coisa é muito chato, não é? O nosso organismo precisa de certa mudança para que possamos usufruir de todos os benefícios dos outros alimentos. Quanto mais variedade ingerirmos ao longo do dia, melhor será a nossa saúde. Lembra-se daquele prato colorido? Ele, com certeza, é muito mais nutritivo do que um prato monocromático.

Pensando nisso, elaborei este artigo com dicas de lanches da tarde saudáveis, fáceis de preparar e levar para qualquer lugar e com uma variedade nutricional muito boa. Acompanhe!

1. Pão sírio com ricota

Há quem diga que o pão, por ser carboidrato, não pode ser consumido. Isso é mito! O pão tem uma qualidade nutricional excelente, no entanto, deve se optar por pães integrais, com sementes ou o pão sírio.

O pão sírio com ricota é ótimo para a saúde, pois fornece energia e fibras necessárias para o organismo. Meio pão sírio e uma fatia de queijo tipo ricota são fontes de proteína e carboidrato do bem. Possuem juntos cerca de 90 calorias.

2. Damasco desidratado com amêndoas

Ambos são alimentos pequenos e fáceis de carregar para qualquer lugar. O damasco melhora a flora intestinal, é rico em fibras e também é bom para os olhos. Já as amêndoas são uma ótima fonte de gordura boa.

A quantidade depende da sua necessidade nutricional, porém, no geral, é possível consumir 6 amêndoas e 2 damascos desidratados. Mas, lembre-se: é preciso se consultar com o nutricionista, a fim de que ele indique a quantidade certa desse grupo de alimentos.

3. Sanduíche de atum

Além de ser nutricional, o sanduíche de atum é uma delícia. Você pode colocar, além do patê de atum, cenouras raladas, rodelas de tomate e uma folha verde (alface, couve, espinafre ou rúcula) no pão integral.

Lembre-se de colocá-lo na geladeira ou no frigobar ao chegar no trabalho, pois não é bom o atum ficar em ambiente não refrigerado.

Esse alimento é rico em ômega 3, protegendo o sistema cardiovascular e contribuindo para o aumento do metabolismo – isso sem mencionar os benefícios dos vegetais.

4. Iogurte desnatado com morango

O iogurte desnatado batido com morango também é um ótimo lanche da tarde. Isso porque o morango é uma fruta com baixa caloria, previne o envelhecimento, é anti-inflamatório e um ótimo aliado da saúde.

5. Tapioca

É só fazer a tapioca na frigideira e rechear com queijo branco, tomate e chia. Guarde em um pote plástico e leve-a para qualquer lugar.

6. Suco verde e cookies integrais

Cookie integral é fonte de fibras. O suco verde tem diversos benefícios como ser antioxidante, eliminar substâncias nocivas do organismo, melhorar a flora intestinal, entre outros.

7. Frutas

As frutas nunca ficam de fora quando o assunto é lanche saudável. Maçã, banana, pêra, melancia, morango, mamão e abacaxi: todas elas podem ser picadas, colocadas num pote e levadas a qualquer lugar. São ótimas para a saúde e, se combinadas com castanha de caju ou do Pará, ficam ainda melhor. Experimente!

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficaremos felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Conheça melhor a clínica Osteopatia SP lendo mais artigos no nosso blog!