“Olho preguiçoso” é o termo popular utilizado para descrever um olho que sofre desvio ou desalinhamento. Isso é geralmente uma manifestação de ambliopia. Nela, há perda de visão significativa e por vezes também estrabismo (ou “olhos tortos”), um problema de desalinhamento geral.
A ambliopia refere-se a um mau desenvolvimento da conexão olho-cérebro. Nesta situação, o cérebro aprendeu a ignorar as informações vindas de um dos olhos. Já no estrabismo, ocorre um desalinhamento dos olhos, devido a fraquezas dos 6 músculos que os rodeiam. Por conta disso, eles não conseguem trabalhar corretamente em grupo.
A boa notícia é que estes músculos podem ser fortalecidos, dependendo do grau do estrabismo, o que recupera a boa visão dos dois olhos. Afinal, quem sofre de estrabismo sobrecarrega o olho “forte” e o que tem o desvio tem suas informações ignoradas pelo cérebro. Com isso, a área do cérebro correspondente a este olho fica subdesenvolvida, enfraquecendo os músculos ao redor deste órgão.
Como o “olho preguiçoso” pode influenciar na saúde
Pessoas que sofrem de “olho preguiçoso” tendem a perder a visão binocular, o que provoca a incapacidade de medir profundidade. O indivíduo se movimenta de forma incorreta pelos espaços, além de se distanciar ou se aproximar demais de objetos. Isso pode causar machucados, dores na coluna, pescoço, membros e a famosa dor de cabeça pelo esforço exacerbado de um dos olhos, que reflete em todo o corpo.
Tratamentos para “olho preguiçoso”
Entre as formas de tratamento mais comuns para a ambliopia e o estrabismo estão a correção de problemas oftalmológicos e o treinamento da ligação olho-cérebro com exercícios oculares. Estes exercícios podem incluir seguir os movimentos de um lápis, terapia visual por computador e outros, desde que orientados por um médico qualificado.
A osteopatia também é benéfica para o tratamento e auxilia no desenvolvimento da conexão olho-cérebro, já que trabalha com exercícios focados, na correção da postura (que pode estar prejudicada) e na cura das enxaquecas frequentes.
Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida e ficaremos felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto.
Marque sua consulta com um de nossos osteopatas e colabore com a sua saúde! Entre em contato conosco pelos telefones (11) 2251-6582 e (11) 99868-6515 (WhatsApp) ou agende online.