Agende V. Mariana   Agende Pinheiros  
Pilates para escoliose: conheça os benefícios

A coluna vertebral é uma área do corpo que está constantemente sujeita a dores, incômodos e até mesmo alguns tipos de lesões. Em geral, esses problemas são causados por esforço repetitivo, postura incorreta ou falta de atividade (a permanência na mesma posição por muito tempo), entre outras razões.

Dentre as possíveis questões que podem acometer a coluna, uma das mais comuns é a chamada escoliose, uma curva lateral na coluna, que pode ser causada por postura incorreta ou esforços muito grandes, como carregar peso em excesso, por exemplo.

Nesse contexto, a prática de determinados exercícios pode ser muito importante para diminuir o incômodo causado pela escoliose, sendo o principal deles o pilates, uma atividade que trabalha a força muscular, equilíbrio e flexibilidade, contribuindo positivamente para a postura correta, mantendo a coluna aliviada e sem dores.

Os benefícios do pilates para as pessoas que sofrem com a escoliose são muitos, e bastante variados. Confira a seguir alguns deles.

Pilates para escoliose: por que a prática é tão benéfica?

Alinhamento postural

A prática dos exercícios de pilates é uma ótima maneira de se conseguir um realinhamento postural, minimizando a curva lateral na coluna causada pela escoliose, graças aos exercícios que são recomendados exatamente para que se consiga uma postura mais adequada.

Além disso, este alinhamento postural irá diminuir consideravelmente as dores e desconfortos causados pela escoliose, gerando assim uma melhor qualidade de vida.

Força muscular

Embora seja uma atividade bem diferenciada das demais, que têm como principal foco o ganho de força e de massa muscular, os exercícios de pilates também contribuem para que se conquiste, de forma gradual, uma maior força muscular.

Vale lembrar que esse ganho de força muscular também contribui para que o alinhamento postural, citado anteriormente, seja conquistado com maior facilidade. Esses dois benefícios do pilates, portanto, estão diretamente ligados, ajudando a manter um corpo não apenas mais forte, mas também mais equilibrado e com menos dores e incômodos.

Relaxamento corporal

Tão importante quanto a força muscular e o alinhamento postural, outro benefício do pilates para a escoliose está no relaxamento corporal, especialmente na região das costas, principal área afetada pelas dores causadas pela doença. A prática do pilates, nesse quadro, faz com que o corpo se torne menos rígido e tenso, contribuindo para que haja uma maior sensação de bem-estar.

Desta forma, combinando-se com o alinhamento postural e o ganho de força, o relaxamento promove uma melhor percepção do corpo, amenizando os efeitos causados pela escoliose.

Flexibilidade

Um dos maiores problemas causados pela escoliose é a dificuldade de se movimentar ou até mesmo realizar atividades simples, tais como corridas ou caminhadas, sem que se sinta alguns incômodos. Porém, com a ajuda do pilates, é possível conquistar uma maior flexibilidade, possibilitando que movimentos e atividades possam ser realizados sem dificuldades e dores.

O aumento da flexibilidade corporal, por sua vez, promove um maior bem-estar físico, minimizando os sintomas e desconfortos da escoliose.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como fisioterapeuta osteopata em São Paulo!