pilates para hérnia de disco

Pilates para hérnia de disco: conheça os benefícios

O Método Pilates vem sendo cada vez mais recomendado para o tratamento de doenças que afetam a coluna, como é o caso da hérnia de disco. Com os exercícios de fortalecimento muscular e correção postural, de fato, é possível atenuar as dores crônicas e preservar os discos intervertebrais, que têm a função de amortecer os impactos sobre a coluna. Nesse quadro, o Pilates é considerado um método muito eficaz para a prevenção e tratamento de dores na região.

A hérnia de disco afeta, principalmente, a coluna lombar. Ela se desenvolve a partir do desgaste ou lesões de discos localizados entre as vértebras de um segmento da coluna. Quando perde volume, a principal função do disco intervertebral fica prejudicada. Como o impacto da carga na coluna não é amortecido de forma efetiva, a pessoa sente dores e tem dificuldade para permanecer muito tempo em pé, sentada e também movimentar o corpo.

No que diz respeito ao problema, a cirurgia não é o tratamento principal, sendo indicada apenas para casos muito graves: a maioria dos pacientes é tratada com medicamento, fisioterapia e osteopatia. Entre as técnicas utilizadas por fisioterapeutas, o Pilates apresenta excelentes resultados.

Benefícios gerais do Pilates

• Melhoria do condicionamento físico;

• Ativação da circulação sanguínea;

• Correção da postura;

• Fortalecimento da coluna;

• Ganho de força muscular;

• Mais flexibilidade;

• Melhor coordenação motora;

• Conscientização corporal;

• Alívio de dores crônicas;

• Prevenção de doenças da coluna.

Benefícios do Pilates para a hérnia de disco

Os exercícios de Pilates coordenam respiração e movimentos do corpo. Tonificam os músculos e aumentam a resistência física e a força muscular, além de melhorar a postura em geral. O centro de força do Pilates ou power house é a musculatura da região abdominal. Com o fortalecimento desses músculos, a coluna terá um suporte mais efetivo, evitando o desgaste de suas estruturas.

A seguir, confira os benefícios da técnica no tratamento da hérnia de disco:

1. Estabilização da coluna: os exercícios de Pilates fortalecem a musculatura do abdômen e da região do quadril, duas partes importantes para a sustentação da coluna lombar.

2. Realinhamento da postura: a correção da postura e o fortalecimento muscular proporcionam melhor distribuição da carga do corpo. A postura fica mais alongada, ereta e equilibrada. Isso ajuda a diminuir as dores crônicas.

3. Melhoria da mobilidade: o Método Pilates, após algumas sessões, garante uma melhoria significativa nas articulações da coluna, facilitando os movimentos.

4. Proteção dos discos intervertebrais: os trabalhos de alongamento, fortalecimento muscular e de correção da postura contribuem para a preservação dos discos intervertebrais.

5. Alívio de dor crônica: depois de algumas sessões de Pilates, há um grande alívio da dor crônica causada pela hérnia de disco. Os exercícios resultam no afastamento das vértebras e em articulações mais flexíveis.

6. Consciência corporal: outro objetivo do Pilates é desenvolver a consciência corporal para preservar melhor a coluna e demais estruturas do esqueleto e músculos. Para quem já está com hérnia de disco, a consciência corporal é de extrema importância para evitar o agravamento da doença e o surgimento de outros problemas que afetam a coluna.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre o meu trabalho como fisioterapeuta osteopata em São Paulo!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp