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Pilates é alternativa no tratamento da escoliose

Diversas doenças e condições têm crescido nas últimas décadas, principalmente aquelas relacionadas ao estilo de vida. Esse é o caso dos problemas na coluna. Dentre eles, a escoliose é um dos mais comuns, uma vez que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, ela afeta cerca de 4% da população. A alta incidência dessa deformidade na coluna gerou uma série de tratamentos tradicionais. No entanto, nos últimos anos, pesquisas revelaram que o pilates pode ser bastante eficaz para tratar a alteração.

Criado em 1918, o pilates é uma modalidade que visa balancear mente, corpo e espírito na busca por qualidade de vida e equilíbrio. Consiste em uma série de exercícios que utilizam o próprio peso do corpo como sobrecarga, e pode ser praticado com ou sem o auxílio de aparelhos. Mas, de que maneira os exercícios ajudam no combate à escoliose? Continue a leitura para saber mais!

Pilates: realinhamento e fortalecimento do corpo

A primeira coisa que se deve ter em mente é que a coluna é o eixo central do corpo humano e, por isso, precisa estar sempre em equilíbrio, uma vez que exerce três importantes funções: proteção da medula espinhal, mobilidade proporcionada por meio da articulação das vértebras e, claro, sustentação do corpo.

Para que a devida sustentação ao corpo seja assegurada, é necessário que os ossos estejam protegidos por uma musculatura forte, capaz de realizar grande parte do trabalho. É justamente aqui que entram os exercícios.

Além de proteger a coluna por meio do fortalecimento dos músculos localizados na região das costas e barriga (a chamada região “core”), os exercícios são de baixo impacto e feitos com poucas repetições. Isso significa que não há o desgaste dos músculos e das articulações dos esportes de alto impacto, como a corrida.

Com esse fortalecimento, a postura vai naturalmente sendo corrigida, fazendo com que os efeitos da escoliose sejam diminuídos gradativamente. Por isso, serve como um importante aliado no tratamento de desvios na coluna.

Exercícios recomendados

Apesar de todos os exercícios do pilates serem benéficos para o corpo, alguns não são recomendados para pessoas com escoliose. Por isso, a prática sempre deve ser prescrita e acompanhada por um profissional capacitado.

Alguns dos melhores exercícios para as pessoas com desvios de coluna são:

  • flexão de braços – com o fortalecimento dos músculos do peito e dos braços, a parte superior da coluna fica protegida;
  • elevação de quadril – por meio desse exercício, são fortalecidos abdômen, parte de trás das coxas, glúteos e músculos em torno da lombar, região da coluna que mais sofre estresse;
  • perdigueiro – esse exercício consiste em esticar todo o corpo utilizando apenas dois pontos de apoio (joelho e mão), permitindo que os músculos que protegem as vértebras sejam trabalhados.

Além da prática regular de exercícios físicos, com destaque para o pilates, é necessário consultar um fisioterapeuta para garantir que o problema não se agrave e que haja um tratamento integrado e eficaz.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como osteopata em São Paulo e Belo Horizonte.