Agende V. Mariana   Agende Pinheiros  
Postura errada causa escoliose?
escoliose 

A escoliose é um desvio da coluna, seja para a esquerda ou para a direita. Trata-se da rotação da vértebra em seu eixo, configurando a coluna em formato de “S”, quando vista de frente.

A coluna possui as suas próprias curvaturas, que são responsáveis por garantir o equilíbrio do corpo. São as chamadas lordose e cifose. No entanto, essas curvaturas são normais até certo ponto e, quando ultrapassam a normalidade, são consideradas deformações. Dentre os desvios incorretos da coluna, a escoliose é o mais comum.

Para exemplificar, você já viu alguma pessoa que aparenta ter um ombro mais alto ou mais baixo que o outro? Então, essa é a aparência de quem sofre com a escoliose. E, quando falamos em escoliose, falamos de um desvio tridimensional. Mas, o que isso significa?

Por que a escoliose é chamada de desvio tridimensional?

A escoliose é um desvio tridimensional (nas três dimensões) da coluna, pois, além de  desviar para um dos lados (esquerdo ou direito), também faz a rotação e inclinação da mesma.

Causas da escoliose

Em alguns casos, ela acontece de maneira natural, isto é, o desvio começa já na fase do crescimento. Se não for feito o acompanhamento correto, o problema irá se desenvolver para o resto da vida.

Existem alguns fatores que acabam influenciando na formação de uma escoliose. Um dos principais é a má postura. A postura inadequada é uma das principais causas que levam à escoliose, pois, quando notado, o desvio já está em um grau significativo. Além disso, a pessoa acaba se acostumando com a postura errada, o que torna ainda mais difícil corrigir o problema.

A postura inadequada como um hábito

Existem algumas situações do dia a dia em que estamos suscetíveis a adquirir uma postura inadequada, como, por exemplo, na hora de dirigir, fazer alguma atividade física ou até mesmo enquanto permanecemos sentados à frente do computador.

Outro erro muito comum é cruzar as pernas ao sentar. As mulheres que possuem esse hábito acabam por forçar a coluna mais para um dos lados, contribuindo, assim, para a escoliose no futuro.

Tratamento para escoliose

A escoliose existe em diferentes intensidades. Dependendo do grau do desvio, o único tratamento indicado é a cirurgia.

A osteopatia é a especialidade que pode tratar e amenizar significativamente os problemas relacionados à escoliose. As técnicas utilizadas pelos profissionais desse ramo são altamente eficazes e, além de ajudar a realinhar a postura, ajudam significativamente no alívio das dores e dos desconfortos causados pelo problema.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como osteopata em São Paulo e Belo Horizonte.