Agende V. Mariana   Agende Pinheiros  
7 efeitos da má postura no seu dia a dia

Nos dias de hoje, uma grande parcela da população passa boa parte do dia na mesma posição — seja em pé, seja sentado. Em ambos os casos, a má postura pode trazer malefícios não só para a coluna, como para a saúde como um todo.

Só para se ter uma ideia, quando completamos 10 minutos na mesma posição, os músculos abdominais e da coluna já começam a sentir a fadiga. E além da tensão muscular e do próprio desconforto causado, a postura errada também pode causar uma série de outros problemas que vamos conferir ao longo deste artigo.

1. Dor

Ao longo do tempo, o histórico de má postura pode levar ao surgimento de doenças osteoarticulares e crônicas motivadas por fadiga.

Na grande maioria dos casos, o tratamento para as condições envolve acupuntura, reabilitação por meio de fortalecimento dos músculos envolvidos, fisioterapia e prática de exercícios físicos. Ou seja, é melhor prevenir do que remediar.

2. Fadiga

O indivíduo com má postura pode ter suas taxas energéticas diminuídas ao longo do dia — devido ao próprio cansaço gerado pelo hábito errôneo. Com os músculos fatigados, a tendência é de que o rendimento e a capacidade de concentração também diminuam.

3. Surgimento de lesões

Em determinadas ocupações, há maior risco do desenvolvimento de lesões, como hérnia ou degeneração do disco, causadas pela postura. Um profissional de laboratório que passa boa parte do dia analisando materiais em um microscópio, por exemplo, tem chances elevadas de desenvolver hérnia de disco na área cervical.

4. Inchaço na barriga

Além de impactar no ponto de vista estético, a postura errônea também pode levar à flacidez na barriga, uma vez que “projeta” os músculos abdominais para frente.

Se ficar muito corcunda, por exemplo, (aumentando a cifose), a lordose é automaticamente aumentada para conseguir se acomodar.

5. Dores de cabeça

A tensão muscular causada pela má postura pode chegar à base craniana, comprimindo o nervo trigeminal e levando a uma dor de cabeça conhecida como cervicogênica.

6. Incontinência urinária

Mais comum nas mulheres, a condição é caracterizada por uma espécie de descontrole urinário.

É comum que o problema na bexiga seja causado por prolapso (que por sua vez, ocorre quando o assoalho pélvico da mulher é alterado de posição), que tem como uma das causas a má postura.

Ao se sentar em uma posição desconfortável e errônea, o assoalho pode ir enfraquecendo aos poucos — causando efeitos expressivos em longo prazo.

7. Problemas respiratórios

Estima-se que a má postura também pode “compactar” os pulmões, de modo que eles não recebam a ventilação que deveriam. Por isso, a má postura é um enorme fator de risco para indivíduos que já sofrem de outras doenças pulmonares ou asma.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como osteopata em São Paulo e Belo Horizonte.