Agende V. Mariana   Agende Pinheiros  
5 posturas erradas comuns no dia a dia que podem prejudicar a sua coluna

Dores nas costas já são terríveis, e, geralmente, indicam o início de outros problemas na coluna. Na maioria das vezes, a principal razão delas são as posturas erradas, extremamente comuns no cotidiano. Muitas pessoas nem percebem que estão fazendo. Evitar essas posturas é o primeiro passo para se livrar das dores e ter uma coluna mais saudável.

Quais são as posturas erradas?

  1. Costas tortas

O erro mais comum de postura é quando estamos sentados – o que, para muita gente, significa a maior parte do tempo. O tronco torto, com a cabeça inclinada para frente, é o jeito errado. O certo é encostar as costas na cadeira por completo, com o quadril acompanhando no fundo do assento. Para quem está usando o computador, os cotovelos devem ficar apoiados na mesa.

  1. Dormir de bruços

Na hora de dormir, muitas pessoas têm uma quedinha pela posição de bruços. Por mais confortável que ela possa parecer, essa é a principal posição que leva ao torcicolo e às dores nas costas. Procure sempre dormir com a barriga para cima ou de lado. O colchão também é importante; use apenas os de boa qualidade!

  1. Erguer cargas sem dobrar os joelhos

A maioria das pessoas, ao se abaixar para pegar alguma coisa pesada, não se lembra de dobrar os joelhos ao fazê-lo, geralmente se curvam. Isso entorta a coluna e enfraquece os músculos da região. Portanto, quem faz isso com frequência (e até quem não faz) precisa lembrar de fazer um agachamento simples, com as pernas afastadas e a coluna reta, até pegar o objeto. Então, é só levantá-lo rente ao corpo.

  1. Mochilas muito pesadas

Algumas vezes, o peso em mochilas e bolsas é muito grande. Nesse caso, não dá para fazer nada, certo? Errado! Mesmo que não seja possível diminuir o peso de jeito nenhum, é essencial ficar atento à maneira como a mochila ou bolsa é carregada. A mochila deve ser sempre usada com ambas as alças. No caso de bolsa, é melhor preferir alças transversais. Ajustar a mochila às costas também é importante.

  1. Cruzar as pernas

Este talvez seja o hábito mais difícil de se ajustar. Cruzar as pernas ao sentar causa um desnível do quadril, que faz com que a coluna lombar se incline mais para um lado do que para o outro. Sente com as pernas entreabertas e com os pés encostados no chão.

Evitar é precaver

As mudanças de postura podem parecer difíceis e talvez nem tão recompensadoras no começo, mas evitar as posturas erradas é um dos principais meios de evitar maiores complicações no futuro. Você ganha uma melhoria na sua qualidade de vida agora, com menos dores e desconfortos, e ainda se previne para mais tarde.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como osteopata em São Paulo e Belo Horizonte.