A boa postura é essencial, pois ocasiona diversos benefícios. Manter o corpo em posição inadequada pode causar uma série de problemas e desconfortos em diversas regiões. Além disso, a postura também diz muito sobre o corpo de uma pessoa e permite que problemas físicos sejam identificados. A maneira como o paciente anda ou como se senta, dá pistas ao especialista sobre o diagnóstico a ser dado.
Assim, a posturologia e os cuidados de um posturólogo são essenciais para diagnosticar tais problemas. Além disso, o acompanhamento com esse especialista auxilia na correção da postura incorreta e assim, impede que esse mau hábito prejudique a saúde e cause problemas ao corpo – como dores e doenças.
O que é a posturologia?
A posturologia é a ramificação da medicina que tem como objetivo cuidar e corrigir a postura dos pacientes, a fim de que eles não sofram com as consequências de uma postura incorreta no dia a dia.
As consequências da má postura são dores e desconfortos musculares, além de doenças, como hérnias de disco, bruxismo, dislexia, dores na coluna, entre outras.
Assim, a posturologia busca curar essas doenças e problemas, assim como outras áreas da medicina. Porém, ao invés de combater apenas essas disfunções, um posturólogo irá procurar a cura para essas disfunções.
Dessa forma, estas doenças são vistas na posturologia não como o problema maior do corpo, mas como sinais de que a postura incorreta esteja causando danos ao corpo.
Funções do posturólogo
O posturólogo é o responsável por tratar os problemas desenvolvidos em função da postura incorreta de seus pacientes, mas também atua na prevenção. Os exercícios e cuidados que visam corrigir a postura, evitam problemas posteriores relacionados a ela.
De forma geral, a primeira função do posturólogo é avaliar o paciente de forma individualizada. Ele observa os olhos e os pés, pois são regiões do corpo que indicam uma postura incorreta. Além disso, também podem ser observadas outras partes do corpo que apresentam sinais de alterações na postura.
Após o diagnóstico, o posturólogo também deve indicar quais são os tratamentos e exercícios ideais para cada caso. Pode-se optar ainda por aparelhos especiais para a realização destes exercícios. Estes tratamentos e exercícios, em geral, são realizados nas áreas dos pés e dos olhos, alcançando assim diferentes níveis posturais do corpo.
Nos pés, é comum que o posturólogo indique o uso de palmilhas especiais que podem ajudar a identificar os erros de postura e corrigi-los.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como osteopata em São Paulo e Belo Horizonte.