Você sabia que a sua postura diz muito sobre os problemas físicos do seu corpo? E o contrário também é verdade, existem várias outras partes do seu corpo que são capazes de entregar problemas decorrentes de uma má postura.
Quem descobriu isso foi o Dr. Bernard Bricot, cirurgião-ortopedista francês, que ao procurar relações entre a postura e algumas doenças físicas, desenvolveu estudos e gerou conhecimentos para a posturologia, uma área que atenderia a diversos casos na Medicina.
Onde exatamente atua a posturologia?
A posturologia é o ramo da Medicina que reúne conhecimentos de diversas outras áreas como podologia, clínica geral, ortopedia, fisioterapia, odontologia, oftalmologia, fonoaudiologia, dentre outras, com a finalidade de descobrir e tratar as causas dos problemas posturais, e não apenas os sintomas.
Esta ciência também faz a análise da postura das pessoas e verifica os problemas que impliquem em doenças como: hérnias de disco, desvios da coluna, bruxismo, estrabismo, dislexia, dores musculares e dores nas articulações.
A postura errada no dia a dia desencadeia uma série de problemas. Ao passo que as outras áreas tentam curar tais problemas físicos, o posturólogo tenta corrigir a causa desta postura errada, tendo em vista que tais doenças são como os sintomas dessa situação.
E qual a função do posturólogo?
Este profissional deve trabalhar no tratamento e também na prevenção das doenças que podem ser desencadeadas pela má postura do corpo.
O diagnóstico é feito de uma maneira muito peculiar, onde o terapeuta analisa os olhos e os pés do paciente, locais de onde é possível observar as consequências posturais em todo o corpo, além de avaliar algumas estruturas que possam estar atrapalhando a comunicação entre os demais captores posturais como a boca, cicatriz, ouvido interno e vísceras. Segundo os estudos do Dr. Bernard Briscot, os captores oculares tendem a desregular facilmente quando a postura não está correta.
O desequilíbrio postural, por menor que possa ser, força os pés a se adaptarem ao corpo, acentuando assimetrias musculares e até bloqueios graves. Em curto prazo, surgem doenças como escoliose, hiperlordose, cifose e dores crônicas, dentre outros males.
Como é realizado o tratamento na posturologia?
Na busca pelo equilíbrio da postura física, o posturólogo recorre a diversos exercícios e também ao uso de equipamentos especiais que possam auxiliar os pacientes na correção da postura. O tratamento é feito nos diferentes níveis corporais do paciente, como os pés, os olhos, e o maxilar, por exemplo.
No nível dos pés, muitas vezes, são utilizadas palmilhas que possuem um microprocessador com alguns relevos que são capazes de corrigir as cadeias musculares que se encontram em desequilíbrio por conta da postura. Estas palmilhas mandam informações constantes ao cérebro para que o corpo volte ao seu eixo original permitindo o realinhamento natural. As palmilhas podem melhorar as rotações e inclinações do corpo em locais como o ombro e a pelve, por exemplo. E quando é identificado que o paciente possui uma perna curta, é necessário o uso de um calço para realinhar os membros inferiores.
No nível dos olhos, é comum o uso de sensores que atuam junto aos captores oculares. São materiais magnéticos que alteram a tensão muscular do olho. Em seguida, um colírio ajuda a confortar o músculo e por fim, alguns exercícios conseguem corrigir os músculos dos olhos.
Você já conhecia a posturologia? O que achou? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como fisioterapeuta e posturólogo em São Paulo.