Agende V. Mariana   Agende Pinheiros  
4 exercícios simples para aliviar a tensão muscular

A tensão muscular afeta milhares de pessoas todos os dias. Na maioria das vezes, ela é causada por estresse ou má postura, e é difícil passar muito tempo sem senti-la em algum momento, especialmente com vidas tão corridas como as de atualmente. O problema é que essa tensão se acumula exponencialmente e causa bastante dor e desconforto. Então, que tal aprender como aliviá-la?

Exercícios que ajudam no alívio da tensão muscular

Como a tensão se acumula muito mais no pescoço e nas costas, a maior parte das atividades físicas que pretendem aliviar os sintomas se foca nessa região. A boa notícia é que elas são bem simples e podem ser feitas a qualquer momento do dia!

Alongamento

Além de serem importantes para preservar a saúde dos músculos antes dos exercícios, o alongamento em si já ajuda muito a aliviar o quadro. Para alongar o pescoço e região, incline a cabeça para cada um dos lados por 1 minuto. Então, faça o mesmo tombando a cabeça para frente e para trás, novamente durante 1 minuto cada. Não haverá dor nenhuma, apenas a sensação de repuxamento. Se quiser alongar também os ombros, tente levar um braço até o outro lado, pela frente mesmo, e segure-o assim com o braço restante por 1 minuto. Faça isso com ambos os lados.

Ombros

O alongamento serve para músculos do corpo todo, mas, como mencionamos antes, a área de maior tensão é a dos ombros e pescoço. No primeiro caso, um bom exercício é mover os ombros em círculos, alterando aos poucos o ritmo e o sentido do movimento. Outra opção é elevar os ombros até a altura das orelhas, segurar e soltar após alguns segundos, lentamente. Qualquer que seja a escolha, é importante que o movimento seja feito nos ombros, enquanto os braços permanecem relaxados.

Costas

Para começar, esteja em frente a um local seguro para estar protegido caso se desequilibre, como um colchão ou sofá. Então, de pé, estique e alongue os braços. Em seguida, vá para trás com a coluna, formando um tipo de arco ao contrário. Vá até onde pode – não force demais ou você poderá cair. Depois, volte a ficar de pé normalmente e repita o processo pelo menos mais 5 vezes.

Pescoço

Há 2 bons exercícios para o pescoço. O primeiro é movimentar a cabeça para frente e para trás, como se concordando com algo, em repetições de 8 a 10 vezes. O segundo é fazer movimentos circulares com a cabeça, também com repetições.

Não se limite

Esses exercícios são simples e ajudam a aliviar a tensão muscular nos lugares mais afetados, mas é claro que você pode também trabalhar outros locais do corpo. Converse com um fisioterapeuta e localize os pontos que mais precisam de alívio!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como fisioterapeuta em São Paulo!