Agende V. Mariana   Agende Pinheiros  
5 benefícios da acupuntura

Uma das principais técnicas milenares desenvolvidas pela medicina oriental, a acupuntura só alcançou o Ocidente no fim do século XX. O avanço das investigações sobre o sistema nervoso permitiu que os benefícios desse procedimento fossem comprovados. Mas você sabe como essa técnica pode ajudar você? Continue a leitura deste post e conheça todos os efeitos positivos que ela produz.

O que é a acupuntura?

Trata-se de um tipo de terapia, desenvolvida na China, que utiliza agulhas para realizar estímulos e promover o equilíbrio do indivíduo e a sua interação com o ambiente. As agulhas são aplicadas em pontos específicos do corpo e, quando inseridas na pele, estimulam as terminações nervosas, que enviam mensagens para o cérebro. A acupuntura é fundamentada na premissa de que existem padrões de energias vitais circulando pelo nosso organismo. Quando essa energia se desvia, ela é acumulada em alguns pontos específicos, provocando o desequilíbrio e favorecendo o aparecimento de doenças. Por isso, ao acionar esses pontos de acúmulo de energia vital, o funcionamento do organismo será normalizado e haverá um reequilíbrio do corpo. No Brasil, a técnica é reconhecida como uma especialidade médica e muitas pessoas já usufruem dos seus benefícios.

Como ela funciona?

Os pontos de inserção das agulhas são os locais em que há maior concentração das terminações nervosas, fibras musculares, tendões, ligamentos e articulações —  são chamados de meridianos. Existem 12 meridianos, que estão relacionados ao pulmão, baço, coração, rim, fígado, intestino grosso, estômago, intestino delgado, bexiga e vesícula. Quando um paciente apresenta um desconforto, o acupunturista investiga a região exata da dor, a fim de saber qual meridiano foi afetado. A acupuntura também pode se utilizar nos pontos de energia presentes nos pés, na orelha ou nas mãos.

Quais são seus benefícios?

Existem relatos de diversos tipos de benefícios provocados pela ação do estímulo das agulhas. Muitos pacientes afirmam que a técnica ajuda no alívio das dores, na redução do estresse e no combate às inflamações. Além desses, há outros 5 benefícios que você precisa conhecer!

1. Melhora a dor nas costas

Esse é o principal motivo que leva as pessoas a buscarem o procedimento. A dor nas costas é um problema que acomete grande parte da população. A técnica chinesa atua, principalmente, no tratamento da dor lombar.

2. Reduz o estresse

A redução do estresse e da ansiedade por meio da terapia com agulhas é tema de diversas pesquisas pelo mundo. Um dos estudos afirma que essa técnica consegue bloquear a produção do hormônio do estresse, o cortisol.

3. Melhora a dor de cabeça

Um dos benefícios produzidos e comprovados cientificamente é o efeito anti-inflamatório, analgésico e relaxante. Assim, traz alívio tanto para a cefaleia quanto para a enxaqueca crônica.

4. Controle dos sintomas de ansiedade e depressão

Os sintomas da ansiedade e da depressão estão associados ao bem-estar e ao equilíbrio emocional do paciente. As agulhas são inseridas em pontos que melhoram a produção dos hormônios endorfina e serotonina, levando ao relaxamento.

5. Reduz os efeitos da quimioterapia

Essa terapia também ajuda a minimizar alguns efeitos causados pela quimioterapia, tais como constipação, diarreia, febre e náuseas. Agora que você já conhece alguns dos benefícios da acupuntura, o que está esperando para começar? Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre a Osteopatia SP.