acupuntura

Acupuntura dói?

Apesar de todos os benefícios já conhecidos e comprovados, ainda há muita resistência à acupuntura. O motivo para isso pode estar no medo de agulhas que algumas pessoas têm e na tensão que sentem só de imaginar a dor provocada por cada aplicação.

Mas, será que a acupuntura dói? Essa é a pergunta que esse artigo pretende responder. Então, se você também tem essa dúvida, não deixe de ler.

O que é a acupuntura?

É uma técnica terapêutica que faz parte da Medicina Tradicional Chinesa e que se utiliza de agulhas para realizar estímulos que promovem o equilíbrio do indivíduo e da sua interação com o ambiente. 

O conceito desse método é de que existem padrões de energia vital circulando pelo nosso organismo. Quando essa energia se desvia, ela é acumulada em alguns pontos específicos do corpo, provocando o seu desequilíbrio e favorecendo o aparecimento de doenças.

Por isso, ao acionar esses pontos de acúmulo de energia vital, o funcionamento do organismo é normalizado e há um reequilíbrio do corpo.

Como é realizada?

Os pontos de inserção das agulhas são os locais em que há maior concentração das terminações nervosas, tais como, fibras musculares, tendões, ligamentos e articulações. Eles são chamados de meridianos.

Existem 12 meridianos que estão relacionados com pulmão, baço, coração, rim, fígado, intestino grosso, estômago, intestino delgado, bexiga e vesícula. A acupuntura também pode se utilizar dos pontos de energia presentes nos pés, na orelha ou nas mãos.

Quando um paciente apresenta um desconforto, o acupunturista investiga a região exata da dor a fim de saber qual o meridiano afetado.

A aplicação das agulhas causa dor?

A dor é um mecanismo de defesa do corpo que nos indica de que há algo errado. Por isso, quando pisamos no prego ou tomamos uma injeção, costumamos sentir dor. Contudo, o grau de incômodo causado por ela é pessoal, ou seja, varia de pessoa para pessoa.

Cada região do nosso corpo também sente a dor de forma diferente. As mãos, os pés, a face e a região genital são as áreas com mais nervos e, por isso, são mais sensíveis.

Na acupuntura, as agulhas também provocam uma reação do sistema imunológico que se manifesta na forma de dor. Porém, os acupunturistas são treinados para fazer rápidas e precisas inserções, que enganam nosso mecanismo de defesa.

Contudo, algumas técnicas de aplicação exigem uma estimulação mais forte, pois o objetivo é provocar uma dor mais intensa. Esse método é utilizado, por exemplo, no tratamento do Acidente Vascular Periférico e a dor é uma forma de tratamento.

Além disso, é importante lembrar que existem tipos distintos de agulhas, cada uma com um objetivo, espessura e diâmetros diferentes.

Na maioria dos casos, os relatos de dor são citados por pessoas que possuem uma resistência às agulhas. De forma geral, é possível dizer que a aplicação provoca uma sensação dolorosa que é rápida e leve.

Porém, não é motivo de preocupação. Se você recebeu a prescrição para fazer acupuntura, fique tranquilo. Essa técnica é segura e não traz qualquer risco à sua saúde.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre a Osteopatia SP.

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp