Agende V. Mariana   Agende Pinheiros  
Acupuntura: quantas sessões devo fazer?

A acupuntura é uma terapia chinesa que se baseia na inserção de agulhas finíssimas em partes específicas do corpo, a fim de restabelecer o fluxo energético, além de promover o equilíbrio, tranquilidade, relaxamento e bem-estar físico. Na cultura oriental, acredita-se que há uma energia fundamental em cada pessoa. Essa energia circula através de meridianos, que são vias principais. As alterações posturais, problemas emocionais, assim como hábitos desregrados desequilibram o fluxo e geram um bloqueio energético. Quando a energia estagna ou se torna inconstante, isso resulta em fadiga, dor, mal-estar, incômodos físicos e mentais, doenças orgânicas, bem como outros problemas. Então se abre espaço para a acupuntura. Mas será mesmo que a técnica funciona? E se funciona, quantas sessões são necessárias para que sejam obtidos bons resultados?

A acupuntura realmente traz efeitos positivos?

Estudos revelam que a acupuntura impacta positivamente o sistema cardiovascular. Além disso, reduz a dor lombar, produz a sensação de bem-estar, estimula o relaxamento, diminui a pressão arterial, controla a ansiedade e ameniza a depressão. Ela também pode ser uma boa coadjuvante na restauração da imunidade e redução de efeitos colaterais de tratamentos oncológicos.

Com que frequência a técnica deve ser realizada?

Não existe uma frequência padrão. Há pessoas que recorrem à acupuntura de forma pontual, para tratar determinados sintomas, mas também há indivíduos que investem nessa terapia de maneira contínua, para se sentirem mais relaxados, bem dispostos e livres de dores. É importante ressaltar que a acupuntura não é uma técnica que cura tudo. Também não é um placebo. Se aplicada devidamente, tem o poder de melhorar – de fato – a qualidade de vida do indivíduo.

Quantas sessões você precisa?

Não é possível determinar virtualmente, com precisão, quantas sessões você necessita. Cada pessoa é única e, por isso, o número de sessões depende das particularidades de cada indivíduo, suas condições gerais de saúde, sintomas que apresenta, objetivos e resposta ao agulhamento. O que podemos afirmar é que uma única sessão, embora apresente bons efeitos, geralmente não é suficiente para aliviar a dor mais forte. O curso normal de um tratamento baseado nessa terapia envolve 1 sessão semanal, ao longo de 5 ou 6 semanas, mas há variações. Dessa forma, o ideal é discutir a duração e frequência do tratamento com o seu terapeuta de confiança.

Quando é necessário fazer mais sessões?

O tratamento acontece, de modo geral, uma vez por semana. Entretanto, dependendo da queixa, podem ser realizadas mais sessões. Quando a pessoa sofre com dor aguda, por exemplo, as sessões de acupuntura acontecem em dias alternados, até que a dor seja controlada. Assim, o número de sessões reduz gradualmente, conforme a resposta do indivíduo, passando para duas sessões semanais e chegando até uma sessão a cada 15 dias. É um processo que deve ser conduzido com seriedade e responsabilidade para que se conquistem os melhores resultados. Isso leva tempo. Quer saber mais sobre acupuntura? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre a Osteopatia SP.