Agende V. Mariana   Agende Pinheiros  
Efeito platô x emagrecimento

Você já fez alguma dieta e não obteve o resultado esperado? Ou costuma fazer atividades físicas com frequência, mas não percebe o emagrecimento? Provavelmente, você está sofrendo o efeito platô. Conhece esse problema? Este texto aborda o assunto e explica como ele acontece. Continue a leitura e entenda mais sobre esse efeito.

O que é o efeito platô e qual a relação com o emagrecimento?

O efeito platô é uma situação que se caracteriza pela acomodação do corpo quando recebe algum tipo de estímulo. Por isso, é possível afirmar que a maioria das pessoas já passou por essa situação. Algum tempo após adotar uma alimentação balanceada ou uma rotina de treinos físicos, é comum a alteração no corpo não ser mais notada. Isso ocorre em função do efeito platô. O corpo humano é programado para buscar o equilíbrio diante de qualquer situação. Assim, quando passa a ser estimulado de forma diferente, ele trabalha para se adaptar à nova condição. Essa é a relação do efeito platô com o emagrecimento, pois é justamente ao buscar a redução de peso que ocorre esse efeito.

Por que o efeito platô acontece?

Quando se altera a alimentação, tornando-a mais balanceada e reduzindo o consumo de produtos calóricos, o organismo sente a mudança. Assim, no início, é comum que a pessoa perceba uma leve redução de peso. Porém, logo em seguida, o corpo entende o estímulo e, como forma de defesa, reduz o metabolismo. Dessa forma, a queima de calorias diminui e, consequentemente, o processo de perda de peso é interrompido. A mesma condição ocorre ao ficar por um longo período realizando a mesma rotina de exercícios físicos. O corpo se adapta à demanda diária e não vê motivos para promover o fortalecimento muscular, causando a estagnação. O efeito platô acontece porque, na maioria dos casos, a ingestão calórica é menor que a necessidade do organismo daquele indivíduo. Assim, o corpo desenvolve mecanismos de defesa para proteger o estoque de calorias e reduzir o trabalho metabólico.

Como evitar?

O primeiro passo para evitar o efeito platô é não seguir as dietas milagrosas divulgadas pela internet. Essas receitas só ajudam a gerar insatisfação e a produzir o efeito sanfona. Conheça algumas dicas que podem ajudar a não sofrer com o efeito platô:
  • evite repetir os mesmos estímulos físicos por um longo período;
  • mude a sua alimentação; você pode variar a quantidade de calorias que ingere e aumentar o consumo de proteínas;
  • mantenha-se hidratado; a baixa ingestão de líquidos é um dos fatores que provoca a estagnação do metabolismo;
  • o descanso também faz parte do processo; assim, procure descansar e ter uma boa noite de sono.
Além dessas dicas, procure um profissional especializado para ajudar você a evitar o efeito platô e conseguir o emagrecimento tão desejado. Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre a Osteopatia SP.