Agende V. Mariana   Agende Pinheiros  
Acupuntura: o que é e como é realizada?

Você certamente já deve ter ouvido falar da acupuntura. Originado na medicina chinesa, este método terapêutico é caracterizado pela inserção de agulhas muito finas em locais específicos do corpo. De acordo com os preceitos orientais, existe uma energia fundamental no corpo que circula por 14 vias principais, chamadas de meridianos. Problemas de ordem emocional, alterações posturais, alimentação incorreta e hábitos pouco saudáveis tendem a fazer com que o fluxo de energia se torne inconstante. O bloqueio gera estagnação energética, o que causa dores, cansaços, incômodos e mal-estar. Com o tempo, há o surgimento de doenças e males diversos. A acupuntura auxilia no restabelecimento do fluxo energético correto: por meio das agulhas, promove equilíbrio, relaxamento e tranquilidade. Continue a leitura deste post e descubra mais sobre o assunto!

Acupuntura funciona mesmo?

A medicina tradicional tratou a acupuntura como pseudociência por muito tempo. Até hoje, há profissionais que acreditam que ela é uma espécie de placebo, ou seja, atua por meio de sugestão à mente do paciente. No entanto, de acordo com uma matéria publicada na revista Istoé, muitas pesquisas têm confirmado que a técnica tem efeitos significativos no corpo humano, pois promove regulação no funcionamento do sistema cardiovascular, diminuição da dor lombar, relaxamento, sensação de bem-estar, redução da pressão arterial, atenuação dos sintomas ansiosos e depressivos, entre outras coisas. Vale dizer também que, de acordo com informações publicadas na revista da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE), as “agulhadas” reduzem os efeitos colaterais da quimioterapia e da radioterapia, além de colaborarem para a restauração da imunidade.

Aliada do emagrecimento

Como comentamos, a técnica chinesa tem efeito sobre a ansiedade. No caso do emagrecimento, é mais comum que sejam feitas inserções na região da orelha, que tem o formato de um feto — já havia reparado nisso? — e se relaciona com o corpo inteiro. Com o estímulo frequente dos pontos presentes nessa parte do corpo, por meio de agulhamento ou de sementes, é possível colher diversos benefícios. Entre eles, podemos citar a regulação do apetite, a diminuição da compulsão alimentar, o controle do desejo por doces e o aumento da sensação de saciedade. Assim sendo, é uma aliada do emagrecimento. Lógico que quem quer perder peso e medidas corporais ainda deve se basear em reeducação alimentar, atividade física e ingestão de boas quantidades de água.

A inserção das agulhas dói?

Se feita por um profissional qualificado, a técnica não é agressiva, tampouco machuca. Em geral, é possível sentir um leve “choque”,  durante a inserção da agulha. Há pacientes que relatam que a área tratada latejou ou pulsou por alguns instantes. Como a parte inserida na pele é realmente muito pequena, a maioria das pessoas não sente incômodos significativos. É claro que a sensibilidade varia, sendo assim, estamos falando sobre casos mais gerais. Indivíduos em tratamento para outras doenças, com grandes bloqueios energéticos ou partes inflamadas no corpo podem se sentir um pouco mais doloridos. Mesmo nesses casos, a dor não costuma ser forte o suficiente para que o paciente interrompa a sessão de acupuntura. Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre a Osteopatia SP.