Agende V. Mariana   Agende Pinheiros  
Pilates ou musculação: qual é melhor?

Pilates ou musculação? Muita gente se faz essa pergunta na hora de escolher uma atividade física. São duas ótimas modalidades que propiciam diversos benefícios ao corpo, embora sejam extremamente diferentes uma da outra.

Neste artigo, trazemos as vantagens de cada atividade para que você tenha segurança ao escolher uma delas. Boa leitura!

Pilates: exercícios globais

O pilates traz benefícios completos ao corpo, que é trabalhado de forma global. Os exercícios propostos nessa modalidade envolvem o corpo por completo, evitando que as partes sejam exercitadas isoladamente. Assim, enquanto o treinamento de Pilates se concentra na força do abdômen (power house), ele treina o corpo como um todo integrado, melhorando a respiração, concentração, equilíbrio, força e flexibilidade. Otimize sua prática de pilates sabendo escolher o studio certo para você

Musculação: força e forma

A musculação pode aumentar a força de uma pessoa. Trabalhando os músculos desejados, além de mais fortes, eles ficarão torneados e visivelmente definidos. Cada exercício é destinado ao desenvolvimento de determinada parte do corpo ou em conjunto. Além disso, a musculação não apenas aumenta a força muscular, mas também a dos ossos, dos ligamentos e, dependendo do tipo de treino, pode proporcionar ganhos cardiorrespirátorios.  

Pilates: força sem volume

No pilates, a ideia não é construir músculos torneados e volumosos, mas tonificados, que funcionam perfeitamente dentro do contexto do corpo como um todo e atendendo às necessidades de aptidão funcional de uma pessoa à medida que ela se move.

Uma das maneiras pelas quais o pilates cria músculos fortes é aproveitando um tipo de contração muscular chamada contração excêntrica.

Musculação: saúde para o coração

A musculação pode diminuir os níveis de colesterol. Ao fazer rotinas ou exercícios, seja com aparelhos, seja com o peso do corpo, o excesso de gorduras é queimado. Isso inclui gorduras ruins que não são necessárias ao corpo.

A musculação pode tornar o coração mais saudável. Quando uma pessoa exerce mais esforço ou consome energia, o coração é exercitado por meio dos batimentos cardíacos. Dessa forma, quando o treino é feito constante, os músculos do coração são fortalecidos.

Pilates: aumento da flexibilidade

No pilates, os exercícios direcionam a um aumento seguro no alongamento dos músculos e na amplitude de movimento das articulações. Assim, a pessoa se torna altamente flexível à medida que pratica cada exercício.

Pilates e musculação: são ótimas escolhas

Desenvolver uma atividade física é essencial para obter a força, a flexibilidade, o equilíbrio e a saúde de que precisamos. É preciso movimento para alcançar as metas desejadas.

Pilates e musculação possuem suas particularidades, porém ambos trabalham o corpo e são excelentes formas de atividade física. Escolha a que mais tem a ver com seu estilo de vida, seus horários e suas necessidades e não perca tempo. Exercite-se e veja os resultados acontecerem. Sempre que possível, faça as duas terapias associadas, assim você consegue adquirir o melhor delas e seu corpo agradecerá. 


Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais a
Osteopatia SP.