Relação entre pilates e fisiculturismo / body building
Um dos primeiros aspectos a chamar a atenção sobre como o pilates pode ajudar os fisiculturistas é que a prática desenvolvida por Joseph Pilates é um importante recurso para o ganho de massa muscular a médio e longo prazo, mesmo que esse não seja o objetivo central do método. O pilates envolve seis pontos fundamentais: controle, fluidez, respiração, precisão, centralização e concentração. De fato, tudo isso tem estreita relação com o fisiculturismo. Para entender melhor, é preciso considerar que o pilates trabalha todo o corpo a partir dos seis pontos citados. Como consequência, o método ajuda o fisiculturista a trabalhar todo o processo físico que garantirá um ganho de massa muscular de forma eficiente, sólida e com o grande diferencial de manter todo o corpo em perfeita harmonia. Esse método constitui um excelente aliado quando realizado com as outras atividades próprias de sua prática, permitindo, assim, melhorias significativas em todo os aspectos do desempenho. O pilates não apenas atua no condicionamento físico, mas também é fundamental para prevenir lesões e é agente de manutenção física, ao auxiliar de forma eficaz na reabilitação e prevenção de lesões.Benefícios do pilates para fisiculturistas
Conheça alguns dos principais benefícios desse método para quem precisa trabalhar o ganho de massa muscular de forma intensa e progressiva.- Mais controle sobre a respiração, principalmente ajudando a manter a regularidade e o ritmo, algo fundamental para qualquer esportista.
- Otimiza a flexibilidade da coluna cervical e dos quadris.
- Previne dor e lesões em diversas partes do corpo, algo muito importante para as pessoas que fazem atividades intensas.
- Melhora a flexibilidade de todas as articulações.
- Ajuda a ter mais foco, contração e autocontrole nos treinos.
- Ajuda na compreensão dos movimentos do corpo, por isso, o atleta sabe exatamente como lidar com cada parte e trabalhá-la da melhor forma possível.
- Promove o fortalecimento muscular, especialmente da coluna, que é uma parte muito usada e submetida ao estresse das atividades intensas para ganho de massa.