Agende V. Mariana   Agende Pinheiros  
7 sintomas de doença no fígado

Os sintomas de doença no fígado podem ser discretos ou confundidos com sinais de outras enfermidades. Por isso, as enfermidades hepáticas são conhecidas por serem silenciosas, isso é, não apresentam sinais claros de sua presença. Assim, é importante sempre estar atento às manifestações do corpo. Importantíssimo para a digestão, o fígado é responsável pela transformação de diversas enzimas em glicose, pelo processamento da gordura, pela síntese de aminoácidos e por gerar energia. Com tantas responsabilidades, quando o órgão não vai bem surgem vários problemas no organismo. Conheça alguns a seguir:

Icterícia

A icterícia é um dos sintomas de doença no fígado. É um dos sinais mais conhecidos pelo característico tom amarelado na pele e no branco dos olhos. Essa coloração ocorre pelo amarelo da bilirrubina (bílis) que está em excesso no organismo, fruto de um órgão debilitado, incapaz de metabolizar as enzimas que chegam ou de eliminar as toxinas através da urina.

Náuseas

Embora silencioso, o fígado pode sinalizar que há algo de errado por meio de náuseas e vômitos. Tal sintoma aparece porque um problema no órgão causa a alteração no metabolismo, prejudica o sistema digestivo, gera excesso de toxinas, entre outros.

Fadiga

É bastante comum sentir fadiga, fraqueza, mal-estar e falta de apetite quando estamos doentes. Não é por acaso que aparecem esses sintomas de doença no fígado. O desequilíbrio no organismo faz com que o corpo tenha que gastar mais energia para suprir aquilo que está defasado. Devido a alteração no humor e na disposição, há quem confunda essas manifestações com depressão, pois o mau funcionamento metabólico pode desordenar a produção química no cérebro, de acordo com estudos.

O fato é que se esses sinais de doença no fígado forem persistentes, é preciso desconfiar que algo não vai bem e procurar por um médico o quanto antes. Além disso, vale lembrar que fadiga, fraqueza, mal-estar e falta de apetite também podem indicar outras doenças.

Dores

Assim como na maioria das enfermidades, as dores também fazem parte dos sintomas de doença no fígado. Mais especificamente, esse sinal aparece na parte superior do abdômen, à direita, onde se encontra o órgão. É importante ressaltar ainda que essa manifestação não precisa ser necessariamente na forma da dor propriamente dita. Essa percepção também se apresenta como um inchaço, desconforto ou uma sensação esquisita nessa região. Se houver a presença de uma enfermidade hepática, como um dano, mau funcionamento ou inflamação, a febre também pode ser outro indicativo.

Urina e fezes alteradas

A alteração nas fezes e urina também são sintomas de doença no fígado. Por isso, é crucial sempre observar as características dessa excreção. A presença de sangue é um alerta para problemas hepáticos e outras enfermidades. Fezes amareladas ou esbranquiçadas também podem sinalizar que há algo de errado. Na urina, a manifestação pode ser vista em sua coloração mais escura que o normal.

Inchaço

O inchaço e a retenção de líquido também entram no rol de sintomas de doenças no fígado. Embora sejam manifestações geradas por outros órgãos, indicam que algo não está bem. Para explicar, é preciso entender que enfermidades hepáticas podem gerar outros distúrbios no organismo, como a insuficiência renal.

Quando os rins são afetados, a sua função de filtrar as impurezas não é realizada corretamente. E a consequência desse distúrbio é o acúmulo de sal e retenção de água, que, por sua vez, provocam o inchaço, principalmente nos membros inferiores e no abdômen.

Hematomas e sangramentos

Embora menos comuns, os hematomas e sangramentos também estão inclusos na lista de sintomas de doença no fígado. Quando o órgão enfrenta um problema, a sua função é afetada prejudicando a produção de proteínas de coagulação do sangue. Com isso, hematomas começam a aparecer facilmente pelo corpo, por qualquer batidinha. Outra forma de manifestar uma enfermidade são os frequentes sangramentos seja no nariz, seja em um machucado qualquer. Então, fique atento!

Sintomas de doença no fígado: atenção!

É importante salientar que todos esses sintomas de doença no fígado também podem indicar outros problemas. Somente um profissional especializado poderá fazer o diagnóstico correto e indicar o tratamento. Conhecer os sinais serve apenas como um alerta para entendermos se há algo de errado acontecendo em nosso corpo. E se caso você tenha notado uma ou mais manifestações como essas, procure um especialista. Nós, da Osteopatia SP, também estamos à disposição caso tenha alguma dúvida!