Agende V. Mariana Agende Pinheiros
8 problemas que podem ser tratados com acupuntura

A acupuntura é uma técnica milenar, muito utilizada em diversas partes do mundo. De acordo com um documento elaborado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), essa terapia chinesa pode ser utilizada como forma de tratamento para mais de 140 tipos de doenças.

Nesse texto, você conhecerá alguns dos problemas mais comuns que podem ser solucionados ou controlados a partir da famosa técnica das agulhas.  Acompanhe em seguida.

O que pode ser tratado com acupuntura

Dor de cabeça

A aplicação das agulhas em pontos específicos do corpo libera substâncias químicas que agem como analgésicos no organismo. Por isso, a dor de cabeça, cefaleia e enxaqueca são as causas mais frequentes que levam as pessoas ao consultório de um acupunturista.

Existem comprovações científicas de que esse tratamento é eficaz em reduzir a dor do indivíduo, além de promover relaxamento muscular e combater as inflamações que originam a dor.

Dor nas costas

Assim como a dor de cabeça, a dor nas costas também faz parte do grupo de dores crônicas tratadas pela acupuntura. Quando a origem do problema é uma lombalgia, a técnica chinesa funciona como uma aliada ao tratamento convencional.

Alergias

Com eficiência comprovada em estudos de pesquisadores alemães, a terapia também ajuda a amenizar sintomas de alergias ou evita que elas ocorram.

Incontinência urinária

Para tratar a incontinência urinária, o acupunturista deixa as agulhas de lado e utiliza algumas sementes que são colocadas nas orelhas do indivíduo. Com a estimulação precisa dos pontos, é possível melhorar a condição de incontinência.

Esse procedimento pode ser feito tanto em crianças e adolescentes como em adultos, pois não tem qualquer contraindicação.

Menopausa

Por meio da acupuntura é possível estimular a produção de hormônios pela hipófise e pelo hipotálamo. Dessa forma, os sintomas da menopausa são reduzidos ou mesmo eliminados.

Além disso, combate também outros quadros decorrentes da menopausa, tais como ansiedade, distúrbios do sono e excesso de sensibilidade emocional.

Ansiedade e depressão

Uma das principais indicações da acupuntura é o tratamento de distúrbios emocionais, uma vez que a estimulação dos pontos favorece a produção de serotonina e endorfina, hormônios responsáveis pelas sensações de bem-estar, satisfação e alegria.

Assim, um dos grandes benefícios da técnica chinesa é a possibilidade de prevenir ou reduzir os sintomas de ansiedade e depressão. Porém, o acompanhamento médico deve ser mantido, principalmente quando o indivíduo apresenta um estado mais crítico.

Afecções físicas

Como mencionado anteriormente, a acupuntura produz efeitos analgésicos e anti-inflamatórios no organismo. Por isso, diversas afecções físicas são controladas ou reduzidas por esse tratamento, como por exemplo:

  • distensão muscular;
  • dor cervical ou lombar;
  • inflamações no tórax e nas costelas;
  • dor no joelho;
  • cotovelo de tenista;
  • fibromialgia;
  • osteoartrite;
  • artrite reumatoide;
  • gota.

Afecções na pele

Da mesma forma que a estimulação pelas agulhas combate problemas físicos, ela também pode ser utilizada como tratamento para diversas afecções da pele, tais como acne, micose, herpes zoster, psoríase e outras irritações.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre a Osteopatia SP.