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Como eliminar o vício em açúcar – dicas práticas

Um chocolate aqui, um copo de refrigerante ali. Muitas pessoas não dão a devida importância, mas o vício no açúcar existe e é um problema sério. Se por um lado existem pessoas que têm facilidade em realizar dietas e cortar os alimentos prejudiciais, para outras isso é um pesadelo.

A dificuldade em eliminar ou somente reduzir o consumo de açúcar traz enormes riscos à saúde, além de problemas sérios como a obesidade, diabetes, depressão do sistema imunológico e alterações de humor.

O que muita gente não sabe é que essa compulsividade e desejo pelo açúcar vêm desde quando somos recém-nascidos. O leite materno, alimento mais importante durante a vida de um ser humano, é extremamente doce. Seu consumo faz com que, ainda quando bebês, comecemos a reconhecer o prazer por trás da ingestão dos alimentos adocicados.

Essa sensação prazerosa possui explicações científicas. Doces têm uma capacidade de aumentar nossos hormônios relacionados à felicidade. Nosso cérebro reconhece a ingestão do açúcar e libera opioides, substâncias químicas naturais que inebriam o corpo de prazer. Uma vez que nosso corpo experimenta o veneno açucarado, não demora muito para o surgimento do vício.

Porém, esse problema com o consumo excessivo de açúcar pode ter solução. Confira algumas dicas de como eliminar o vício em açúcar:

  1. Intensifique a ingestão de proteínas e carboidratos complexos

Quando consome alimentos ricos em proteínas, você equilibra seus níveis de açúcar no sangue. Dentre as principais fontes de proteína estão as carnes, lentilha, peixes (salmão, atum, entre outros), frango e ovo.

Quando falamos dos carboidratos, o consumo de frutas, legumes e verduras 100% orgânicos auxilia a quebra do vício em açúcar. Esses alimentos, quando orgânicos, possuem açúcares naturais e/ou hidratos de carbono complexos. Esses demoram mais tempo para serem digeridos completamente quando comparados aos carboidratos simples.

Essas fontes de proteína e carboidratos complexos dão sensação de saciedade e contribuem na diminuição da vontade de comer besteiras açucaradas.

  1. Invista em produtos com gorduras saudáveis

Quando seu corpo queima o açúcar ingerido, ele produz energia ou gordura. Optar pelo consumo de alimentos com gorduras saudáveis é uma excelente opção, já que seu corpo além de queimar gordura, controlará a dependência de açúcar. Algumas opções de gorduras saudáveis são: coco, óleo de coco, óleo de gergelim e abacate.

  1. Nunca substitua o açúcar por adoçantes

Os adoçantes artificiais são os maiores vilões de quem quer excluir o consumo de açúcar de sua alimentação. Eles podem alterar completamente a maneira como o corpo metaboliza o açúcar. Quando você substitui o açúcar por outro tipo de açúcar não consegue resolver o vício, mas apenas mudar seu foco.

  1. Melhore seus hábitos de sono

Noites em que dormimos mal estão diretamente relacionadas à nossa vontade de consumir açúcar durante o dia. A falta de sono também nos priva de ter um controle maior para negar doces e outros alimentos prejudiciais.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre o meu trabalho como osteopata em São Paulo e Belo Horizonte.