Acupuntura

A Acupuntura faz parte da Medicina Tradicional Chinesa que abrange a massagem (Tuina, Do-in, Shiatsu), alimentação, uso de ervas (Fitoterapia chinesa), meditação, atividade física (Lian Gong, Chi Kung), A acupuntura utiliza a inserção de agulhas na superfície do corpo para tratar e prevenir doenças, promovendo a saúde.

Saúde e equilíbrio

A definição de Saúde é a energia interna do organismo, equilibrada e em harmonia com as energias do ambiente. Quando essa harmonia está presente e em equilíbrio, não existem dores nem doenças.

ação da acupuntura no organismo

Para a Medicina Tradicional Chinesa, corpo e mente são inseparáveis. Por isso, um dos aspectos fundamentais da acupuntura é que ela, de fato, investiga e inspeciona o paciente. Sabe aquele desejo que todo mundo tem de encontrar um profissional de saúde que realmente olhe para o paciente como um todo? A acupuntura parte desse princípio de diagnóstico: observar a face, a língua, os olhos, a cor da pele, a voz, a postura, secreções e excreções para entender as mudanças patológicas dos órgãos internos.

 

Através dessa inspeção, é possível perceber as alterações de Yin e Yang, que segundo a Medicina Tradicional Chinesa, são polos opostos de uma energia chamada Qi, presente em tudo no Universo. Alguém com muito Yang, por exemplo, poderá ser agitado. Ou com muito Yin, sentir desânimo. O balanço adequado de Yin e Yang, contudo, ainda não é suficiente. Entre um extremo e outro, de acordo com a filosofia chinesa, existem cinco diferentes estados de energia, correspondentes a cinco elementos: madeira, terra, metal, água e fogo.

Energia Qi

Essa é a base do conhecimento que faz a acupuntura recuperar o organismo como um todo, reforçando o sistema imunológico e beneficiando pessoas com problemas gastrointestinais, respiratórios, musculares, urológicos, endocrinológicos, psicológicos e neurológicos, ginecológicos, ortopédicos e até mesmo dermatológicos. É utilizada também para curar vícios como alcoolismo, tabagismo e dependência de drogas.

Benefícios

Quando se compreende a ação holística de harmonizar a energia do organismo, entende-se a extensa gama de benefícios da acupuntura, ao agir, inclusive na redução da dor em casos de fibromialgia (síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura), osteoartrose e dores localizadas nas costas, tratamento de náuseas e vômitos em pacientes que se submetem a quimioterapias ou cirurgias, e diminuição da tensão emocional

Uma nova visão da Medicina

A mudança de paradigma na ciência, saúde e na medicina tradicional Ocidental, vem abrindo espaço para as terapias complementares, que possuem características e diretrizes profundamente relacionadas a essa nova visão.

A acupuntura torna-se cada vez mais reconhecida e respeitada, mundialmente. Nas Olimpíadas 2016 no Rio de Janeiro, acupunturistas à disposição de atletas durante as competições esportivas. Michael Phelps e Alex Naddour, usuários da técnica chinesa de ventosa terapia, fizeram com que os noticiários fossem invadidos com debates acalorados.

O príncipe William é um feroz defensor da acupuntura, como parte de sua simpatia pela medicina holística. Em discurso na sua Fundação de Saúde Integrada (FIH), apelou a uma maior integração da medicina complementar em cuidados de saúde no Reino Unido em uma tentativa de combater os crescentes problemas de saúde, como a obesidade infantil. Ele é um proeminente defensor de terapias alternativas, como homeopatia e acupuntura, combinadas com tratamentos convencionais.

COMO UTILIZAR A ACUPUNTURA EM NOSSA SOCIEDADE?

Complementar a medicina convencional

Garantir a multidisciplinaridade das práticas orientais

Estimular e sensibilizar para o autocuidado e promoção de saúde

Considerar o contexto em que vive

Considerar a individualidade do ser humano

Principais indicações

Artrose

Cervicalgias

Lombalgias

Enxaqueca

Alzheimer e Parkinson

Problemas na ATM

Obesidade

Dificuldade de engravidar

Dores articulares e musculares

Insônia, ansiedade, estresse e depressão

Inflamações do nervo ciático

Paralisias e parestesias

Fibromialgia

Tendinites

As sessões de acupuntura duram uma hora e podem ser realizadas uma vez por semana até a melhora dos sintomas.

CORPO CLÍNICO

CAMILA SALVADOR

Dra. Camila Salvador é fisioterapeuta, formada pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), em 2002. Especialista em Acupuntura Sistêmica, em 2004, pela escola CEATA de medicina tradicional chinesa. 

Tem curso completo de liberação miofascial pela Escola Brasileira de Rolfing. Curso completo de Acupuntura Japonesa pela escola EOMA . Formação em Microfisioterapia pelo Instituto Salgado desde 2015. É Practitioner em Barras de Access.

O que os pacientes dizem sobre a Osteopatia SP

"O pilates tem modificado a minha postura e hábitos, uma grande conquista em 2018 para a minha vida. Encontrei na Osteopatia muitos benefícios: qualidade de vida, bem estar, profissionais qualificados e amigos. Flávia só tenho a agradece-la pelas aulas, dedicação, apoio e carinho comigo. Incentivo constante, e estímulo me desafiando a conhecer os meus limites e flexibilidades. Parabéns."

Alessandra Vieira

"Fazer Pilates me trouxe a consciência corporal e respiratória que havia perdido, além de todos os benefícios que cada exercicio promove na minha saúde fisica e mental! Gratidão ao Dr. Weslei e à professora Flávia, pela dedicação e profissionalismo!"

Margô Maier Marques

"Quando o meu osteopata, Dr Weslei, me disse que eu precisava fazer pilates, juro que relatei um pouco por causa de outras experiências com essa modalidade, mas acabei "pagando para ver". Tive e tenho a satisfação de ser orientada pela Flavinha em todos os exercícios. A Flavinha é muito atenciosa e responsável na sua profissão. Nota DEZ."

Elizabete Sartori

"Confesso que no início eu achei caro e, como odeio fazer exercícios, não foi nada fácil pra eu me adptar. Eu tenho 3 hernias de discos na lombar, lordose e escoliose, então sempre sofri muito com dores. Mas, depois que conheci o Dr Weslei e o pilates minha vida se transformou em CURTO PRAZO. Depois que iniciei o pilates NUNCA MAIS TIVE UMA DOR NA COLUNA. É mágico. Eu falo e indico sim pra TODAS AS PESSOAS E IDADES....Pilates é vida!!!!! Gratidão Dr Weslei, Flávia e Dani por toda paciência que vocês têm comigo!!!! Deus abençoe a toda a equipe!!!!"

Priscila Moraes

"Não se trata simplesmente de combater ou erradicar doenças: trata-se de incentivar a existência de cidadãos saudáveis, capazes de interagir em harmonia com outros cidadãos, e de criar para si e para os que lhe são mais próximos, um ambiente harmônico, gerador de saúde."
Luz, 2005

Parceiros

Caso você seja cliente de um dos nossos parceiros, entre em contato e conheça as nossas condições especiais.

Endereço

contato

Envie sua mensagem e resolva suas dúvidas, antes de começarmos o seu tratamento.

Envie sua mensagem

Últimas Notícias

Blog

Osteopatia para esportistas

Benefícios da osteopatia para esportistas

A osteopatia faz sucesso no mundo esportivo. Atletas famosos usufruem da técnica aqui e mundo afora. Mas não é só entre os profissionais que ela ganha

Dr. Weslei Lima – Fisioterapeuta – CREFITO-SP 3 – 174068-F

Desenvolvido com pelo iMedicina. Todos os direitos reservados.