Agende V. Mariana   Agende Pinheiros  
Antioxidantes: conheça os benefícios desses alimentos

Todos os alimentos existentes são essenciais para a manutenção da boa saúde, pois, além de serem combustível para o funcionamento do organismo, seus nutrientes funcionam como uma espécie de otimizadores dos componentes do organismo.

É assim com a vitamina C, que reforça o sistema imunológico, com a vitamina D, que auxilia os ossos na absorção de cálcio, dentre diversos outros exemplos.

Substâncias que ganham cada vez mais destaque são os antioxidantes. Essa importância crescente não existe sem motivo. Trata-se de substâncias que reduzem a quantidade de radicais livres. Estão presentes no organismo, mas, em grande quantidade, produzem uma série de benefícios. Descubra agora quais os benefícios dessas substâncias.

Combatem a inflamação

O processo de inflamação do organismo é cada vez mais comum devido à dieta adotada pela maioria das pessoas, principalmente pelos altos níveis de ingestão de açúcar e alimentos ultraprocessados. Os antioxidantes têm grandes quantidades de elementos anti-inflamatórios, como o ácido lipóico, que estimula o metabolismo e a circulação sanguínea.

Reduzem efeitos dos danos solares

Com o passar do tempo, mesmo tomando precauções, os efeitos danificantes do sol aparecem na pele, especialmente do rosto. Os antioxidantes, especialmente a vitamina C e D e o selênio, auxiliam na redução dos danos, ao estimular o fluxo sanguíneo e o crescimento de novas células, resultando em uma pele mais jovem e uniforme.

Combatem os sinais do envelhecimento

O princípio aqui é o mesmo do combate aos danos solares, pois os oxidantes têm Q-10, elemento que tem efeito rejuvenescedor para as células que compõem a pele. Inclusive, existem produtos dermocosméticos que levam esse nome.

Diminuem os riscos de doenças cardíacas

Os benefícios dos antioxidantes não se concentram somente na pele. Uma de suas propriedades mais importantes é auxiliar na diminuição das chances do desenvolvimento de doenças cardíacas. Eles promovem melhorias no sistema circulatório como um todo, incluindo o coração, responsável por realizar a circulação sanguínea.

Antioxidantes e câncer

Este é um ponto bastante importante e falado sobre os antioxidantes e com bastante razão. O câncer se desenvolve a partir de um crescimento anormal das células. Os radicais livres têm uma relação direta com esse desenvolvimento.

Como os antioxidantes auxiliam na recuperação celular, as chances de desenvolver alguns tipos de câncer são menores. No entanto, o consumo de alimentos antioxidantes não significa que os cuidados tradicionais, como deixar de fumar, praticar exercícios, se consultar regularmente com especialista e ter uma alimentação saudável deixem de ser importantes quando o assunto é a prevenção do câncer.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como osteopata em São Paulo e Belo Horizonte.