Agende V. Mariana   Agende Pinheiros  
5 aparelhos de Pilates que você precisa conhecer

O método pilates foi desenvolvido pelo alemão Joseph H. Pilates na década de 20. A infância de Joseph foi conturbada, pois ele sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Por influência de seus pais, dedicou-se a melhorar sua saúde e qualidade de vida.

Em determinado momento, Joseph percebeu que os problemas de saúde estavam associados ao moderno estilo de vida, a má postura e respiração ineficiente da população. Após ser preso durante a Primeira Guerra Mundial, ele empenhou-se em exercitar os outros presos.

Para os prisioneiros que estavam acamados, Joseph utilizou as molas das camas para criar novos métodos de exercícios, que inspiraram a criação de alguns aparelhos usados atualmente.

Durante toda a vida, ele buscou a melhora da postura global do indivíduo, através de fortalecimento e alongamento dos músculos, criando novas técnicas e equipamentos.

Conheça os principais aparelhos para a prática de Pilates

Ao criar seus aparelhos, Joseph pretendia primeiramente atender uma necessidade do praticante e, em um segundo momento, desafiá-lo. Não há contraindicação para o uso dos equipamentos, necessitando apenas do acompanhamento de um profissional.

As aulas de pilates têm como metodologia a prática dos exercícios sem pressa, sem estresse, de modo que o aluno tenha total controle dos movimentos. A maioria dos aparelhos auxilia na realização destes movimentos e cada equipamento permite que sejam realizados, em média, 50 diferentes exercícios. A seguir, apresentaremos os 5 principais aparelhos para a prática de pilates.

Reformer

Este aparelho foi desenvolvido por Joseph com o intuito de reformar o corpo do aluno, por isso o nome reformer. Também conhecido como reformer classic, é um dos equipamentos mais utilizados, pois permite a realização de até 100 exercícios diferentes.

Foi criado com o objetivo de trabalhar com o fluxo (princípio do método) e é o único que possui uma sequência de exercícios definidas por Joseph. O reformer possibilita o alongamento e fortalecimento de todo o corpo, além de restabelecer o alinhamento postural.

O equipamento é composto por uma prancha deslizante com molas e tiras de couro. Esta prancha permite que se façam exercícios em pé, sentado, ajoelhado ou deitado de frente, costas ou lateral. Pode utilizar-se das pernas ou braços para o movimento. As molas são ajustáveis e permitem o controle da resistência.

Cadillac (Trapézio)

O cadillac foi idealizado no período em que Joseph estava preso e utilizou-se das molas das camas como resistência para exercitar os presos adoecidos. Também muito utilizado, este aparelho é constituído de uma cama, com uma estrutura de aço por cima onde estão colocadas as barras, alavancas, molas e alças.

Esta variedade de ferramentas permite ao instrutor realizar exercícios que trabalham os músculos do abdômen, melhoram a flexibilidade da espinha, trabalham a mobilidade do ombro e fortalecem todo o corpo. O aluno pode realizar os exercícios em pé, deitado, sentado, ajoelhado e até de ponta cabeça.

Ladder Barrel (Barril ou Cavalo)

Para criar o Ladder Barrel, Joseph inspirou-se em um barril de cerveja. O aparelho possui uma escada acoplada, por isso o nome, que significa “barril escada”. O seu desenho permite a execução de exercícios destinados a reduzir o encurtamento da musculatura posterior dos membros inferiores.

O equipamento também é indicado para exercícios de extensão e flexão das costas. Seu principal uso é para a correção da postura, fortalecimento do abdômen, coxas, pernas, glúteo e extensão da coluna.

Chair

A chair é o equipamento que mais possui variações e um dos que exigem mais trabalho dos alunos. A high chair (electric chair) foi a primeira versão da chair, era inspirada em uma cadeira de rodas e o objetivo de Joseph era possibilitar a prática de exercícios mesmo sentado.

Posteriormente surgiu a Arm Chair (Baby Chair), uma versão em menor tamanho, com as molas de braço e destinava-se a exercitar os membros superiores. Por fim, foi desenvolvida a versão mais utilizada atualmente, a Wunda Chair (Step Chair).

A Wunda Chair é uma cadeira composta por pedais fixos e molas que permitem aumentar ou reduzir a resistência dos movimentos. Exige força, equilíbrio e maior capacidade de alongamento do praticante. Este equipamento atua principalmente na parte inferior das costas, nos ombros, abdômen, glúteos e na região pélvica

Bosu

O Bosu é um aparelho que não foi criado por Joseph e faz parte da linha de acessórios contemporâneos do Pilates. O nome Bosu significa “Both Sides Up”, que pode ser traduzido como “ambos os lados para cima”. Este equipamento versátil é caracterizado por ser a metade de uma bola presa a uma plataforma reta.

Os principais exercícios feitos com o Bosu são de alongamento, alinhamento, coordenação e flexibilidade. Os benefícios apresentados pelo uso deste equipamento são: melhora na coordenação e da função neuromuscular, equilíbrio postural e estabilidade do core.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como osteopata em São Paulo e Belo Horizonte.