Agende V. Mariana Agende Faria Lima
A importância do pilates no tratamento da artrose

Com o envelhecimento do corpo é comum ocorrer o desgaste natural das cartilagens, causando o que comumente se conhece por artrose. A doença, de acordo com dados do Ministério da Saúde, já atinge mais de 15 milhões de pessoas, especialmente os idosos. Entretanto, poucos sabem que o Pilates é uma poderosa arma no combate aos sintomas da doença. O objetivo deste artigo é explicar os principais benefícios e a importância desse método no tratamento da artrose.

O que é artrose

A osteoartrite ou osteoartrose é uma disfunção crônica das articulações. Ela ocorre pela degeneração das cartilagens decorrente do processo de envelhecimento do corpo. Por isso, ela ocorre, na maioria dos casos, em pessoas com mais de 65 anos. No entanto, é possível que afete também pessoas mais jovens, de ambos os sexos. Entre os principais sintomas da doença estão dor e rigidez nas articulações, principalmente joelhos, quadris, cotovelos e mãos. Em alguns casos pode ocorrer o crescimento de pontas ósseas, comprimindo os nervos do indivíduo. Com frequência, indivíduos acometidos de artrose perdem a mobilidade da articulação, podendo ficar completamente rígida.

Tratamento da artrose

O tratamento da artrose vem sendo realizado com o uso de medicamentos analgésicos, com o intuito de controlar a dor, e anti-inflamatórios. Além disso, atividades como hidroterapia, alongamento, acupuntura e fisioterapia também são recomendados. Em casos de artrose graus II e III, a cirurgia pode ser recomendada. Isso ocorre quando não há independência para realizar atividades rotineiras ou quando tratamentos alternativos não surtem efeito. Recentemente os profissionais de fisioterapia também estão utilizando o método pilates no tratamento da artrose, visto que a atividade melhora a mobilidade e força.

Pilates no tratamento da artrose

O pilates é uma atividade que trabalha o movimento articular sem sobrecarga, o que é bastante apropriado para pessoas com artrose. O ideal é que o tratamento se inicie logo após o diagnóstico da doença, para alcançar resultados significativos e alívio dos sintomas. Um dos principais benefícios do pilates no tratamento da artrose é o reforço muscular. O método é capaz de reduzir a dor, aumentar a força muscular e a amplitude dos movimentos, melhorar a postura e facilitar as atividades do dia a dia. Além disso, o pilates alonga a musculatura, facilitando o caminhar e ações como sentar e levantar; promove maior consciência corporal; estimula a circulação do sangue por todo o corpo, reduz inchaços e melhora o alinhamento das articulações, favorecendo a postura.

Exercícios de pilates para artrose

Assim como qualquer tipo de atividade, os exercícios do pilates devem respeitar os limites de cada indivíduo, bem como a amplitude dos movimentos. Como existem diversos exercícios que podem ser realizados sem carga, é possível que a pessoa faça os movimentos com mais facilidade e sem desconforto. Entretanto, isso não isenta o acompanhamento de um profissional, que deve sempre corrigir e auxiliar o aluno. O método pilates também apresenta grande eficácia na prevenção da doença, além de inúmeros outros benefícios. Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre a Osteopatia SP.