Agende V. Mariana   Agende Pinheiros  
Como a prática de atividade física regular pode evitar doenças crônicas

Que a prática de atividade física é benéfica para manter o bom funcionamento do nosso corpo e da nossa mente, de forma geral, não é novidade. Contudo, boa parte da população mundial não reconhece o valor desse hábito. Uma prova disso é o constante crescimento no número de casos de sedentarismo.

Esse comportamento da sociedade também está associado à evolução tecnológica dos tempos atuais que, apesar dos benefícios, oferece comodidade e estimula a manutenção de hábitos não saudáveis.

Como a atividade física pode combater doenças?

O sedentarismo é a porta de entrada para diversas doenças, como a obesidade, que podem acarretar outras patologias mais perigosas, como hipertensão arterial, diabetes, osteoporose e até câncer.

Por isso, realizar atividades físicas de forma regular combate o sedentarismo e pode impedir que você seja acometido por diversas doenças crônicas. Não sabia? Então, veja a lista a seguir de patologias que podem ser evitadas por meio do exercício físico.

Doenças cardiovasculares

Manter uma rotina de exercícios físicos pode prevenir doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais (AVC) devido ao fortalecimento proporcionado ao músculo cardíaco, à redução da pressão arterial, ao equilíbrio dos níveis do colesterol bom (HDL) e do colesterol ruim (LDL) e à melhora da circulação sanguínea.

Porém, os exercícios para pacientes de doenças cardiovasculares devem ser recomendados e acompanhados por um especialista. Para essas pessoas, geralmente, recomendam-se atividades aeróbicas e exercícios de resistência.

Obesidade

Realizar atividades que exigem esforço físico contribui para a redução e o controle do peso. Um paciente que tenha um quadro de comorbidade tem mais chances de desenvolver outras complicações, como diabetes e problemas cardiovasculares.

Nesse sentido, os exercícios auxiliam no controle dessas doenças. Porém, assim como os pacientes cardiopatas, é necessário que haja a orientação profissional para a prática de atividades. 

Para a queima de gordura corporal, são aplicados os exercícios aeróbicos, que também contribuem para a melhora da atividade cardiorrespiratória. A musculação é indicada para fortalecer a musculatura e reforçar as articulações.

Atividades mais leves, como natação e hidroginástica, também são recomendadas, pois os pacientes obesos têm maior facilidade de movimentação embaixo da água.

Diabetes tipo 2

A prática de atividades é uma aliada importante para os pacientes com diabetes tipo 2. Nesse tipo da doença, o corpo não produz insulina suficiente. O exercício físico diminui a quantidade de glicose no sangue, pois o corpo a consome para produzir energia.

Por isso, adotar esses novos hábitos pode reduzir pela metade a necessidade de aplicações de insulina ou até torná-las desnecessárias. Além disso, o exercício físico tem efeito anti-inflamatório no organismo, melhorando a sinalização entre insulina e célula.

Entretanto, o excesso de esforço físico pode aumentar a inflamação e dificultar a captação de glicose pelo organismo.

Essas são as principais doenças crônicas que podem ser evitadas ou controladas com a inclusão de atividades físicas na sua rotina. Junto dessa mudança de hábito, é necessário também adotar uma alimentação saudável.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre a Osteopatia SP.