Agende V. Mariana   Agende Pinheiros  
Cuidados com a bandagem no pós-operatório de atletas

A bandagem é uma forma de tratamento bastante conhecida, principalmente entre os praticantes de esportes. A técnica tem como finalidade posicionar corretamente os tecidos e articulações do corpo utilizando fitas adesivas.

As bandagens funcionais, como são conhecidas entre os profissionais, garantem a limitação seletiva do movimento dos músculos. Por isso, promovem uma recuperação mais segura e mais rápida em muitos casos.

Assim, o tratamento com bandagem é muito utilizado por atletas, seja para prevenir lesões, seja para promover uma recuperação mais rápida, como acontece nos casos de procedimentos cirúrgicos.

Quando um atleta se submete a alguma cirurgia, ele precisa que o seu corpo seja preparado, mesmo em repouso, para voltar aos treinos. E é justamente aí que entram os cuidados com a bandagem. No pós-operatório, sua utilização é fundamental para os atletas, pois é ela que vai garantir a estabilização articular e a adequação do tônus muscular.

Mas, afinal, o que isso significa? Significa que, com o tratamento feito por meio do uso de bandagens, o atleta tem a garantia de que os seus músculos estarão posicionados corretamente. Assim, o tratamento resultará em uma recuperação total para voltar em breve aos treinamentos. A bandagem cumpre, assim, o papel de um tratamento fisioterapêutico, ou seja, é como se o atleta fizesse sessões de fisioterapia que iriam prepará-lo para a sua recuperação.

Cuidados necessários ao utilizar a bandagem                                        

O tratamento com bandagens é realmente eficaz e garante inúmeros benefícios. No entanto, é preciso tomar um cuidado fundamental: não querer se tratar sozinho, sem ajuda de um profissional.

Como é possível encontrar a bandagem em farmácias e lojas de produtos médicos, muitas pessoas cometem o grande erro de tentar se tratar sozinhas em casa. Mas ela só deve ser colocada por um profissional, que deverá avaliar o seu caso e verificar o melhor posicionamento para você.

Assim como o uso correto das bandagens garante alívio imediato das dores e suporte dos músculos, o uso inadequado causa justamente o efeito contrário, podendo até aumentar o estiramento do músculo.

Dessa forma, o cuidado fundamental é contar sempre com um profissional especializado para que a colocação da bandagem seja feita da forma correta, evitando complicações.

Outro ponto muito importante é com relação à preparação da pele antes de aplicar a bandagem. Ela deve estar limpa e, se tiver pelos, é possível que o profissional opte pela tricotomia para garantir maior aderência e durabilidade das faixas.

Você também deve conversar com o seu médico, responsável por aplicar e acompanhar o tratamento com bandagem, sobre as recomendações para o banho, a hora de dormir e o tempo de troca. Isso varia de acordo com cada caso, e cabe ao profissional dizer qual é o tempo certo para ficar com elas.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como osteopata em São Paulo e Belo Horizonte.