Os benefícios da microfisioterapia são muitos. Pesquisas indicam que eles vão desde a melhoria do estado emocional, tratamento de doenças, dores e traumas até o fortalecimento do sistema imunológico. A microfisioterapia é uma técnica manual que trata a origem das dores e dos distúrbios corporais, emocionais e hormonais. Dentre os principais tratamentos, podemos citar:
- Dores físicas (lombalgias, ciatalgias, cervicalgias, etc.);
- Traumas físicos (entorses, contusões, luxações, acidentes, etc.);
- Traumas emocionais (perdas, abandonos, separações);
- Enxaquecas;
- Distúrbios do sono, emocionais ou sexuais;
- Síndrome do pânico;
- Alergias;
- Depressão;
- Alterações funcionais dos órgãos (mal estar, constipação, azia);
- Fibromialgia;
- Agressividade;
- Ansiedade;
- Fobias e medos;
- Hiperatividade, falta de atenção e concentração (problemas escolares);
- Alterações respiratórias;
- Distúrbios alimentares, do metabolismo e peso;
- Problemas urogenitais;
- Prevenção de doenças;
Na sessão, o profissional avalia todo o corpo por meio da investigação micropalpatória, que o permite encontrar a causa responsável pelo sintoma relatado – as chamadas cicatrizes patológicas.
Após encontrada, a cicatriz (causa primária dos sintomas) é estimulada para desencadear os processos de autocura, de maneira quase instantânea. É um diálogo direto com a memória tecidual da pessoa, efetuada por técnicas manuais, sem outro apoio. O mecanismo de autocorreção é ativado desta maneira, tanto nos adultos como nos idosos ou crianças.
Os benefícios da microfisioterapia são vários, como você pode perceber, mas algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre esse método. Então, nossa fisioterapeuta especialista na técnica, Drª. Ana Flávia Bittencourt, desmistifica o método respondendo algumas perguntas.
Posso realizar o tratamento com a microfisioterapia simultaneamente a outras terapias?
Sim, a microfisioterapia é uma técnica complementar e pode ser realizada conjuntamente a outras terapias.
Quando posso desfrutar dos benefícios da microfisioterapia?
Por ser uma técnica que atua de forma preventiva também, a microfisioterapia pode ser escolhida a qualquer momento. Passar por uma sessão de microfisioterapia vai desbloquear pontos que, às vezes, ainda não geraram nenhuma queixa relacionada. Em outros casos, o desbloqueio também pode favorecer algum tratamento em andamento. Mas a maior procura vem daquele paciente que já passou por inúmeros tratamentos sem resultado satisfatório.
Como é a sessão de microfisioterapia?
Uma sessão de microfisioterapia compreende uma avaliação investigativa em que o profissional busca a maior quantidade de informações sobre a vida do paciente, bem como suas principais queixas.
Após uma conversa inicial (avaliação), o paciente deita-se confortavelmente em uma maca, tirando somente os sapatos e os acessórios como relógio, colar e brincos, permanecendo vestido durante toda a sessão. A consulta costuma ter a duração de uma hora a uma hora e meia.
Por que não tratar somente a zona dolorosa?
Na microfisioterapia, enxergamos o paciente de maneira integral. A zona dolorosa pode estar relacionada a um bloqueio que não se encontra exatamente naquele ponto. Trabalhando de forma integral, restauramos a vitalidade do corpo como um todo. No entanto, a técnica nos permite fazer uma leitura de sintomas com foco na queixa principal.
Qual a periodicidade das sessões?
O tratamento pode ser concluído em uma única sessão. Porém, caso haja necessidade de outra sessão, deve-se respeitar o intervalo mínimo de 3 semanas. Este é o período em que o corpo interpreta as modificações e procura a autocura.
Se não tenho dores, posso me submeter às sessões de microfisioterapia?
Sim, ela trata tanto manifestações físicas quanto emocionais, como: depressão, fobias, hiperatividade, etc.
Posso apresentar alguma reação após a sessão de microfisioterapia?
Sim. Reações como sono, falta de apetite, letargia e até mesmo náusea e diarréia podem acontecer, mas elas costumam ser brandas e por curto período de tempo, não ultrapassando algumas horas.
A microfisioterapia tem alguma contraindicação?
Não, pessoas em qualquer condição, inclusive gestantes, bebês, crianças e idosos, podem se submeter à técnica.
Esclareceu suas dúvidas e agora está mais confiante para agendar a sua consulta? Então não perca tempo! Marque já!