pilates

Benefícios do pilates para o corpo

O pilates tem sido cada vez mais procurado por vários tipos de pessoas que têm o desejo de realizar exercícios benéficos à saúde, proporcionando bem-estar. Atividade da moda, quem se empolga em procurá-la, mesmo sem saber exatamente do que se trata, fica muito satisfeito com os resultados.

O método não visa apenas a um corpo ideal, mas age como tratamento para problemas de coluna e posturais. É indicado por fisioterapeutas a pessoas de todas as idades, inclusive idosos.

Vem sendo considerado um dos melhores tipos de exercícios para aperfeiçoar a musculatura corporal, aumentar a flexibilidade, corrigir posturas, diminuir as chances de fratura, ampliar a concentração e eliminar o estresse.

O que é o pilates?

Atualmente o pilates é conhecido por milhares de pessoas, mas poucas sabem realmente para que serve e os resultados oferecidos. A atividade pode ser realizada por pessoas de todas as idades, desde que sempre acompanhadas de um profissional especializado. É eficaz para diversas necessidades físicas.

Um pouco de história

O método foi criado por Joseph Pilates, um esportista que se dedicou a diversas modalidades, sempre em busca de boa saúde. Ele próprio foi uma criança cheia de fragilidades físicas que serviram de motivação para que pudesse formar sua própria filosofia sobre exercício e saúde. Então ele uniu conceitos significativos do Oriente e Ocidente, testando em diversas situações que viveu no período da Primeira Guerra Mundial.

Em 1923, montou seu primeiro estúdio em Nova Iorque, ao lado da mulher, enfermeira, que o adaptou para beneficiar seus passos às mais variadas doenças. Logo foi um sucesso. Os bailarinos adotaram a técnica e descobriram nela uma forma de diminuir as chances de lesões e aumentar a recuperação.

Em determinado momento, ele constatou que os problemas de saúde estavam associados ao estilo de vida moderno, à má postura e à respiração ineficiente da população. Após ser preso durante a Primeira Guerra Mundial, empenhou-se, então, em exercitar os outros encarcerados.

Para os prisioneiros que estavam acamados, Joseph utilizou as molas das camas para criar novos tipos de exercícios. Dessa maneira, houve inspiração para a criação de alguns aparelhos usados atualmente.

Assim sendo, o fundamento principal dessa técnica é a melhora da postura global do indivíduo, por meio de fortalecimento e alongamento dos músculos.

Os equipamentos utilizados no pilates também foram inventados por Joseph e patenteados. A partir da década de 1970, o pilates se tornou uma febre americana que rapidamente contagiou o mundo.

Quais os benefícios do pilates para o corpo

Como o método não é um conjunto de exercícios prontos, o instrutor observa o aluno e identifica suas necessidades para, então, adaptá-los. Isso torna o pilates um método personalizado, que utiliza os movimentos mais adequados ao tipo de resultado almejado.

A base do método é a realização de exercícios suaves e holísticos, que primam pela correção postural e pelo controle respiratório, oferecendo uma prática segura para o bem-estar do aluno. Dessa maneira, a execução desses exercícios oferece os seguintes benefícios:

  • reabilitação da saúde das articulações;
  • estabilização estática e dinâmica da articulação escápulo-torácica;
  • mobilização da articulação do ombro;
  • alongamento muscular de todo o corpo;
  • fortalecimento muscular, inclusive dos músculos centrais;
  • lubrificação das articulações;
  • redução da tensão corporal;
  • melhora das conexões cerebrais por meio do estímulo para todos os sistemas do corpo, obtido pela execução precisa dos movimentos;
  • fortalecimento da articulação talocrural (tornozelos);
  • aumento da coordenação motora neuromuscular;
  • alívio da dor articular e muscular;
  • promoção do equilíbrio muscular;
  • aumento da flexibilidade dos músculos e das articulações;
  • aumento das capacidades funcionais para atividades do cotidiano;
  • reequilíbrio dos músculos esqueléticos;
  • otimização da ergonomia.

Além desses, queremos enfatizar que o Pilates:

Corrige a postura

O alongar a coluna durante as atividades, os músculos vão ganhando mais força e protegem a estrutura óssea, além de corrigir desvios posturais. Pode ser utilizado como tratamento posterior a crises de hérnia de disco e como prevenção contra doenças;

Combate o estresse 

A respiração também é trabalhada durante os exercícios, assim como a concentração. Dessa forma, é possível ter controle sobre o próprio corpo e superar momentos estressantes;

Melhora a respiração

Pode não parecer, mas a maior parte das pessoas não sabe usar a respiração adequadamente. É preciso estimular o diafragma no ato de inspirar e expirar, para não bloqueá-lo durante os exercícios, que podem gerar problemas como o estresse.

Exercita a musculatura

Os exercícios focam no desenvolvimento muscular, especialmente da região central do corpo, nas costas e abdômen. Com isso é possível ter um suporte adequado para o restante do corpo, com a proposta de tornar a musculatura mais alongada, com maior elasticidade e menos riscos de lesões.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como osteopata em São Paulo e Belo Horizonte.

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp