O pilates tem sido cada vez mais procurado por vários tipos de pessoas que têm o desejo de realizar exercícios benéficos à saúde, proporcionando bem-estar. Atividade da moda, quem se empolga em procurá-la, mesmo sem saber exatamente do que se trata, fica muito satisfeito com os resultados.
O método não visa apenas a um corpo ideal, mas age como tratamento para problemas de coluna e posturais. É indicado por fisioterapeutas a pessoas de todas as idades, inclusive idosos.
Vem sendo considerado um dos melhores tipos de exercícios para aperfeiçoar a musculatura corporal, aumentar a flexibilidade, corrigir posturas, diminuir as chances de fratura, ampliar a concentração e eliminar o estresse.
O que é o pilates?
Atualmente o pilates é conhecido por milhares de pessoas, mas poucas sabem realmente para que serve e os resultados oferecidos. A atividade pode ser realizada por pessoas de todas as idades, desde que sempre acompanhadas de um profissional especializado. É eficaz para diversas necessidades físicas.
Um pouco de história
O método foi criado por Joseph Pilates, um esportista que se dedicou a diversas modalidades, sempre em busca de boa saúde. Ele próprio foi uma criança cheia de fragilidades físicas que serviram de motivação para que pudesse formar sua própria filosofia sobre exercício e saúde. Então ele uniu conceitos significativos do Oriente e Ocidente, testando em diversas situações que viveu no período da Primeira Guerra Mundial.
Em 1923, montou seu primeiro estúdio em Nova Iorque, ao lado da mulher, enfermeira, que o adaptou para beneficiar seus passos às mais variadas doenças. Logo foi um sucesso. Os bailarinos adotaram a técnica e descobriram nela uma forma de diminuir as chances de lesões e aumentar a recuperação.
Em determinado momento, ele constatou que os problemas de saúde estavam associados ao estilo de vida moderno, à má postura e à respiração ineficiente da população. Após ser preso durante a Primeira Guerra Mundial, empenhou-se, então, em exercitar os outros encarcerados.
Para os prisioneiros que estavam acamados, Joseph utilizou as molas das camas para criar novos tipos de exercícios. Dessa maneira, houve inspiração para a criação de alguns aparelhos usados atualmente.
Assim sendo, o fundamento principal dessa técnica é a melhora da postura global do indivíduo, por meio de fortalecimento e alongamento dos músculos.
Os equipamentos utilizados no pilates também foram inventados por Joseph e patenteados. A partir da década de 1970, o pilates se tornou uma febre americana que rapidamente contagiou o mundo.
Quais os benefícios do pilates para o corpo
Como o método não é um conjunto de exercícios prontos, o instrutor observa o aluno e identifica suas necessidades para, então, adaptá-los. Isso torna o pilates um método personalizado, que utiliza os movimentos mais adequados ao tipo de resultado almejado.
A base do método é a realização de exercícios suaves e holísticos, que primam pela correção postural e pelo controle respiratório, oferecendo uma prática segura para o bem-estar do aluno. Dessa maneira, a execução desses exercícios oferece os seguintes benefícios:
- reabilitação da saúde das articulações;
- estabilização estática e dinâmica da articulação escápulo-torácica;
- mobilização da articulação do ombro;
- alongamento muscular de todo o corpo;
- fortalecimento muscular, inclusive dos músculos centrais;
- lubrificação das articulações;
- redução da tensão corporal;
- melhora das conexões cerebrais por meio do estímulo para todos os sistemas do corpo, obtido pela execução precisa dos movimentos;
- fortalecimento da articulação talocrural (tornozelos);
- aumento da coordenação motora neuromuscular;
- alívio da dor articular e muscular;
- promoção do equilíbrio muscular;
- aumento da flexibilidade dos músculos e das articulações;
- aumento das capacidades funcionais para atividades do cotidiano;
- reequilíbrio dos músculos esqueléticos;
- otimização da ergonomia.
Além desses, queremos enfatizar que o Pilates:
Corrige a postura
O alongar a coluna durante as atividades, os músculos vão ganhando mais força e protegem a estrutura óssea, além de corrigir desvios posturais. Pode ser utilizado como tratamento posterior a crises de hérnia de disco e como prevenção contra doenças;
Combate o estresse
A respiração também é trabalhada durante os exercícios, assim como a concentração. Dessa forma, é possível ter controle sobre o próprio corpo e superar momentos estressantes;
Melhora a respiração
Pode não parecer, mas a maior parte das pessoas não sabe usar a respiração adequadamente. É preciso estimular o diafragma no ato de inspirar e expirar, para não bloqueá-lo durante os exercícios, que podem gerar problemas como o estresse.
Exercita a musculatura
Os exercícios focam no desenvolvimento muscular, especialmente da região central do corpo, nas costas e abdômen. Com isso é possível ter um suporte adequado para o restante do corpo, com a proposta de tornar a musculatura mais alongada, com maior elasticidade e menos riscos de lesões.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como osteopata em São Paulo e Belo Horizonte.