Agende V. Mariana   Agende Pinheiros  
Entenda como o pilates atua no fortalecimento da sua coluna

A coluna é formada por um conjunto de vértebras e discos que suportam o esqueleto, os membros inferiores e as estruturas nervosas. Para bom desempenho dessas funções, a coluna precisa ser resistente e flexível ao mesmo tempo, possibilitando que o indivíduo tenha amplitude e variedade de movimentos. No entanto, dor e patologias prejudicam seu bom funcionamento, prejudicando o bem-estar pessoal.

Indicado para prevenção, tratamento e reabilitação de vários problemas musculares e articulares, o método Pilates auxilia no fortalecimento necessário dessa região. A prática foi desenvolvida por Joseph Pilates e consiste em uma série de exercícios que têm como objetivo o equilíbrio entre o corpo e a mente. Por isso, as sessões são individualizadas e cada movimento pode ser adequado às condições físicas dos alunos, conforme análise do instrutor.

Intensidade na medida certa

A consciência corporal, flexibilidade, concentração e a respiração também são fundamentais para a execução adequada do método. No Brasil, ele deve ser conduzido por educador físico ou fisioterapeuta habilitado. O profissional fará uma análise prévia sobre as especificidades do aluno e, com essas informações, definirá a estratégia para atingir os melhores resultados. O tempo e as limitações de cada pessoa serão respeitados.

Um dos principais benefícios é que os exercícios propostos são de baixo impacto e focados na qualidade do movimento, não na quantidade. Por isso, é excelente alternativa para amenizar dores, ao passo que trabalha o corpo profundamente, sem acarretar lesões por sobrecarga.

Benefícios para a coluna

Existem diversas patologias na região das costas, que trazem transtorno para a rotina e podem ter melhorias com a prática do Pilates. Algumas delas são:

  • hérnia de disco;
  • hipercifose;
  • lombalgia;
  • escoliose;
  • ciática; entre outras.

O método, ainda fortalece a região, prevenindo o desenvolvimento de outros problemas. Os exercícios oferecem essa vantagem por realinharem os discos e fortalecerem a musculatura do abdômen. Isso faz com que os indivíduos não compensem o peso na parte de trás do corpo, ao executarem movimentos que exijam esforço maior.

A consciência corporal também é grande aliada, por estimular a correção da postura. Além disso, tendo uma musculatura mais resistente no tronco, a coluna se sustentará com mais facilidade, evitando o desgaste das articulações. Ela ganhará ainda mais mobilidade e estabilidade, devido à melhoria das funções nervosas e vasculares da região do pescoço.

Os benefícios do Pilates são muitos, não somente para a coluna, mas para a saúde geral. Executado com disciplina e orientação, esse método de exercícios pode aliviar dores crônicas, proporcionando mais bem-estar e qualidade de vida. Pode, ainda, ser fator essencial no tratamento de transtornos musculares, ósseos e articulares. Além disso, mantém seus praticantes ativos, flexíveis e atentos aos estímulos e reações do próprio corpo, por meio do controle da respiração e da execução precisa dos movimentos.

 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como osteopata em São Paulo.