Agende V. Mariana   Agende Pinheiros  
Você sabe como funciona dieta low carb?

Já faz alguns anos que a dieta low carb tem sido comentada e adotada pelas maiores celebridades, digital influencers e pessoas relevantes no mundo fitness e da alimentação. Não é por acaso: este tipo de rotina alimentar é conhecido por ser uma “máquina de queimar gordura” e promoção de bem-estar. Mas será que isso é verdade? Neste post, falaremos um pouco mais sobre a dieta low carb, suas principais características e, claro, suas contraindicações. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

O que é uma dieta low carb?

Trata-se de uma dieta com baixa ingestão de carboidratos. Assim, durante o dia, pessoas que praticam a low carb fazem a ingestão de, aproximadamente, 20g de carboidrato, embora isso possa variar. Para promover energia e saciedade, há o aumento na ingestão de proteínas, que estão presentes em carnes, ovos, queijos amarelos e em alguns alimentos específicos, como o abacate. O principal objetivo da alimentação low carb é fazer com que o corpo queime a gordura existente. Com a redução da ingestão de carboidratos, que são responsáveis pela maior parte da geração de energia, o organismo precisará “roubar” energia do que está à disposição.

Quais são os benefícios?

Além do emagrecimento, que ocorre quando há queima da gordura existente, pessoas que praticam a low carb conseguem controlar a glicose mais facilmente do que indivíduos que fazem outros tipos de dieta. Isto acontece porque os carboidratos se transformam rapidamente em açúcar no organismo, o que propicia não apenas o aumento da glicose, mas a ausência da saciedade. Quando não está satisfeito, a tendência é que o indivíduo coma mais. Logo, possivelmente, não conseguirá controlar o peso, tampouco os níveis de açúcar ingeridos. Por meio da low carb, adquire-se energia, perde-se a fome excessiva e, em tempo relativamente curto, há a diminuição da gordura corporal. Vale dizer também que este tipo de alimentação faz com que a vontade por doces diminua significativamente. Com o tempo, a tendência é que o adepto passe a fazer escolhas alimentares mais saudáveis sem muita dificuldade.

Quais são as desvantagens?

Quando seguida de acordo com as recomendações de um nutricionista responsável, a dieta low carb é uma aliada de quem precisa perder peso ou diminuir o índice glicêmico. A ingestão de gordura, embora mais “liberada” neste esquema alimentar, deve ser feita de forma consciente, ou seja, é necessário escolher os melhores produtos, evitar embutidos — definitivamente! — e optar sempre por versões mais magras de carnes e similares. A preparação do alimento também é importante: frituras devem ser evitadas, uma vez que têm alto potencial calórico e podem ter efeito significativamente negativo no organismo. É importante salientar que, a dieta low carb não é recomendada para pessoas que têm problemas no fígado, hipercolesterolemia ou doenças do coração, pois, o aumento da ingestão de gordura, nestes casos, pode ser potencialmente perigoso. Para saber se você está apto para fazer a reeducação alimentar por meio da low carb, que de fato possui inúmeros benefícios, é preciso entrar em contato com um especialista. Após a avaliação do seu histórico médico, de suas necessidades e queixas, ele poderá sugerir um caminho seguro e plano de ação inteligente. Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre a Osteopatia SP.