Agende V. Mariana   Agende Pinheiros  
Como o pilates melhora a circulação sanguínea

Um dos problemas de circulação sanguínea que acomete principalmente as mulheres, são as varizes. Em razão da sua popularização, o Pilates tem sido um grande aliado no tratamento desse problema.

Você já havia ouvido falar em mais esse benefício promovido por essa técnica? Continue, então, a leitura e entenda melhor como isso acontece.

O que é Pilates?

Na década de 20, o alemão Joseph Pilates desenvolveu uma metodologia de exercícios físicos que tinham como objetivo a melhora da postura global do indivíduo. Durante a infância, Joseph sofreu com diversas patologias e sua saúde era frágil.

Assim, com o passar dos anos, ele decidiu dedicar a vida à busca por exercícios que beneficiassem a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Um dos fatores que contribuíram para esse projeto foi a sua prisão durante a Primeira Guerra Mundial.

Na cadeia, ele usava seu tempo criando atividades físicas para os prisioneiros. Assim, criou um conjunto de aparelhos e exercícios que compõem o método até hoje.

Benefícios do Pilates

A partir do seu trabalho de pesquisa e análise do comportamento humano, Joseph descobriu que grande parte das doenças estava relacionada ao estilo de vida, à má postura e à respiração ineficiente da população.

Por isso, a base de todos os exercícios do Pilates é a promoção da correção postural e do controle respiratório, oferecendo uma prática segura para o bem-estar do aluno. Os principais benefícios do método são:

  • melhora da postura e consequente redução da dor nas costas;
  • aumento do prazer na relação sexual em função do fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico;
  • melhora do tônus muscular;
  • maior mobilidade articular;
  • melhora da concentração e da respiração;
  • alívio das tensões;
  • evolução da marcha e da caminhada;
  • aumento da flexibilidade, em razão do trabalho de extensão muscular.

Circulação sanguínea

Geralmente, os problemas de circulação sanguínea são causados pela recorrência dos maus hábitos do indivíduo.

As varizes são veias que ficam distorcidas e dilatadas. Elas surgem devido ao mau funcionamento das válvulas que impedem que o sangue retorne indevidamente para as pernas. Quando elas não funcionam, há acúmulo de sangue, provocando a dilatação das veias. Esse problema precisa ser tratado, pois pode evoluir e se tornar uma trombose.

As melhores formas de se evitar a formação de varizes são a prática de exercícios físicos, a elevação das pernas, bem como a manutenção de bons hábitos alimentares.

O método Pilates é composto de exercícios de baixo impacto, suaves e que promovem o relaxamento. Na maioria dos casos, pessoas que praticam essa atividade apresentam uma melhora não só no condicionamento físico, como também na circulação sanguínea.

Quando essa prática é realizada em conjunto com caminhadas regulares, os resultados positivos são potencializados. Contudo, é importante esclarecer que a realização desse tipo de exercício deve ser prescrita por um médico, para que não haja qualquer tipo de dano.

Esse é só um dos diversos benefícios do Pilates. Não perca tempo e inicie as suas aulas imediatamente, pois é uma excelente forma de tratamento para melhorar a circulação sanguínea e evitar as varizes.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre a Osteopatia SP.