Agende V. Mariana   Agende Pinheiros  
Mitos e verdades sobre a dor lombar

A dor lombar ainda é um dos principais causadores de incapacidade nas pessoas em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 80% da população mundial já sentiu ou irá sentir, em algum momento, dor nessa região das costas.

Por ser um problema tão presente no dia a dia das pessoas, é normal que haja uma enorme quantidade de informação a esse respeito. O grande problema está na veracidade do que é dito. Por isso, preparamos este texto com alguns dos mitos e verdades sobre o tema e que são mais recorrentes na internet.

O que é dor lombar?

A lombalgia, como também é conhecida a condição, é caracterizada por uma dor na região lombar. Essa região está localizada na parte mais baixa da coluna, próxima à bacia. Essa enfermidade pode ser do tipo crônica ou do tipo aguda. 

A lombalgia aguda dura, em média, 4 a 6 semanas e está relacionada a algum esforço físico desproporcional. Já o tipo crônico se caracteriza por ter uma duração maior que 12 semanas.

Mitos e verdades

Provavelmente, se você já pesquisou sobre o assunto, irá reconhecer algumas dessas informações que circulam na internet. Então, saiba agora o que é mito e o que é verdade quando se trata de lombalgia.

A lombalgia é uma doença

Esse é o mito mais recorrente. A lombalgia não é uma doença, mas apenas uma dor na região lombar. A maior parte dos diagnósticos desse problema não tem qualquer relação com alguma patologia. Então, não, a lombalgia não é uma doença.

Permanecer muito tempo sentado em frente ao computador pode causar dor na região lombar

Isso, sim, é verdade, mas está associado à má postura. Pessoas que, diariamente, permanecem sentadas por muitas horas e não seguem as recomendações de ergonomia podem apresentar dor nas costas. Para evitar o problema, siga as seguintes dicas:

  • mantenha a postura ereta;
  • fique com a  lombar junta ao encosto da cadeira;
  • apoie os pés em um suporte;
  • coloque o monitor na altura dos olhos;
  • faça um ângulo de 90° com os braços e antebraços.

Colchão duro previne o problema

Mais um mito. Ainda não foi criado um colchão especial que, comprovadamente, seja indicado pelos médicos para a prevenção da lombalgia. Nem mesmo os colchões ortopédicos possuem comprovação de eficácia. A recomendação é que esse item da cama seja composto de uma espuma firme e que seja confortável. 

Carregar mochilas ou bolsas muito pesadas pode causar dor lombar

Outra verdade. De acordo com estudos científicos, a recomendação médica é para que se evite carregar mochilas ou bolsas com carga superior à 10% do peso da pessoa.

Excesso de exercício físico pode causar a lombalgia

Mito. Apesar de esse ser um pensamento comum, a lombalgia não pode ser causada pelo excesso de esforço físico, mas, sim, pela forma inadequada com que ele está sendo realizado. Realizar movimentos errados, não manter a postura correta ou usar peso acima do recomendado são os principais causadores de lombalgia durante a prática de exercício físico.

Essas são as afirmações mais comuns que encontramos ao pesquisar sobre a dor lombar, mas agora você já sabe o que é verdade e o que é mentira sobre esse problema. 

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre a Osteopatia SP.