Agende V. Mariana   Agende Pinheiros  
As 6 principais causas da dor nas articulações

A sensação de dor nas articulações pode acontecer com a realização de algum movimento específico ou, em determinados casos, mesmo que o indivíduo não efetue qualquer tipo de movimento. O fato é que tais dores podem ser tão incômodas a ponto de limitar a capacidade de movimentação, impossibilitando até mesmo o cumprimento das tarefas do cotidiano.

Vale lembrar que as articulações do nosso corpo compreendem as cartilagens, os ligamentos, os tendões e as bursas. É devido às articulações que conseguimos efetuar movimentos.

As dores nessas regiões, por sua vez, podem ser ocasionadas devido à idade avançada e à existência de vários tipos de reumatismos, bem como por lesões provocadas por algum impacto, fratura, trauma ou torção.

Os tratamentos para sanar as dores nas articulações geralmente incluem o uso de medicamentos, fisioterapia, massagens e, em alguns casos, intervenções cirúrgicas. Quando o assunto é tratamento, convém citar também a osteopatia, uma forma de terapia que encara o bom funcionamento do corpo de maneira holística e traz resultados compensadores.

Nesse cenário, a osteopatia é uma filosofia que enxerga o corpo humano como um conjunto. Trata-se de um sistema de avaliação, diagnóstico e tratamento, que tem o intuito de restabelecer as funções saudáveis do organismo como um todo. Para isso, ela faz uso de várias técnicas terapêuticas, tais como as cranianas, musculares e estruturais, dentre outras.

Conheça as 6 principais causas de dor nas articulações

A sensação de desconforto em tendões, ligamentos e músculos pode estar relacionada a problemas reumatológicos em pessoas de idade avançada ou, no caso de pessoas mais jovens, estar associada com algum tipo de lesão ou mesmo má formação genética.

Dentre as principais causas de dor na articulações, é importante citar:

1. Luxações: uma batida no joelho, uma queda que afetou os braços e cotovelos ou uma torção no pé durante a atividade física compreendem alguns tipos de lesões que podem trazer desconforto. As luxações são muito comuns em atletas profissionais.

2. Artrite: é possível contar mais de cem tipos distintos desse problema, que consiste em uma inflamação das articulações, e é mais frequente em mulheres.

3. Gota: a gota corresponde a uma sensação dolorida especialmente na região do pé, podendo atingir o calcanhar ou, em alguns casos, o dedão. Esse transtorno é ocasionado devido ao acúmulo de ácido úrico.

4. Fibromialgia: enfermidade crônica caracterizada por uma sensação de dor generalizada. Essa dor acomete os músculos e as articulações.

5. Osteoporose: é uma doença que geralmente acomete pessoas que estão acima dos cinquenta anos, especialmente as mulheres. O problema é caracterizado pelo enfraquecimento dos ossos, o que pode acarretar dores e fraturas.

6. Bursite: inflamação das bursas, que são pequenas estruturas que possuem um líquido capaz de lubrificar as articulações, diminuindo o atrito durante a realização dos movimentos. A bursite corresponde a uma inflamação dessas bursas, ocasionando dor.

É importante acrescentar que manter um estilo de vida saudável, evitar pressionar ou sobrecarregar as articulações com movimentos excessivos e ter o hábito de alongar o corpo periodicamente são ações simples que fazem toda a diferença para prevenir dores e lesões.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como fisioterapeuta osteopata em São Paulo!