Dor no quadril: o que pode ser?

Qualquer alteração no corpo resulta num sintoma muito comum: a dor. Dependendo da causa e da complexidade do problema, essa dor pode se agravar se não tratada a tempo. E quando ocorre dor no quadril, as causas também são muito variadas. A articulação é responsável pela sustentação do corpo e pela realização de diversos movimentos que requerem uma força e equilíbrio consideráveis.

Quando a dor nessa região surge, é preciso estar atento ao que causa esse sintoma, pois sua incidência pode levar a outros efeitos que prejudicam a capacidade dela realizar suas funções. E esses aspectos podem ser bem específicos.

Possíveis motivos para dor no quadril

Tendinite

O quadril também é uma articulação constituída por músculos e tendões. Mesmo que seu corpo não seja tão acostumado a fazer esforços muito intensos, essa musculatura pode sofrer alguma lesão capaz de ocasionar a dor e isso já é um grande problema. É preciso trabalhar essa estrutura para que ela suporte um impacto mais forte. A prática errada dos exercícios também prejudica essas estruturas, desenvolvendo facilmente uma lesão que pode progredir para um caso mais severo.

Bursite

Na parte interna do quadril se encontra a bursa, um reservatório que armazena um fluido que ajuda a articulação a se mover sem causar atritos em sua consistência. Quando surge uma dor no quadril, o motivo pode estar relacionado à inflamação desse reservatório que não consegue mais suster o balanço da articulação causando um desconforto intenso.

Artrose

Além de músculo, o quadril também é composto por uma conjuntura óssea. Assim como o músculo amortece o corpo quando realiza algum movimento, a estrutura óssea associada à coluna mantém o quadril sustentável. O problema da artrose surge quando o osso do quadril está se desgastando e não consegue mais aguentar o peso do corpo.

A dor, nesse caso, costuma começar de maneira leve e vai se intensificando até um desgaste mais crítico. A avaliação médica precisa ser rápida, pois se trata de uma doença degenerativa e recursos terapêuticos, como a fisioterapia e medicamentos analgésicos, precisam ser administrados.

Polimialgia

É uma doença degenerativa que causa uma rigidez progressiva na articulação do quadril. Ele vai ficando mais fraco, incapaz de manter o corpo ereto, e impossibilita o indivíduo de andar, se agachar ou sentar em superfícies mais duras. Em alguns casos, até ficar deitado pode se tornar um incômodo, especialmente para idosos. Entretanto, as dores podem ser aliviadas e a pessoa pode ter um estilo de vida confortável com o auxílio de massagens, compressas e exercícios físicos leves para prevenir qualquer inflamação.

Embora uma dor no quadril possa parecer algo simples, é muito importante procurar ajuda médica para diagnosticar qualquer irregularidade à articulação. Mesmo que a dor diminua ou não tenha uma frequência tão contínua, um médico especializado é o profissional indicado para avaliar o caso e prescrever o melhor tratamento para o problema.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como osteopata em São Paulo e Belo Horizonte.