Agende V. Mariana   Agende Pinheiros  
Como a fisioterapia atua no tratamento das dores ciáticas

A dor ciática, também conhecida como ciatalgia, ocorre quando há compressão ou inflamação do nervo ciático. O ciático é o maior nervo do corpo humano, tendo seu início no final da coluna vertebral e estendendo-se até os pés, passando pelos glúteos, coxas e joelhos. As dores acontecem na conexão entre joelhos e pés, quando se divide entre fibular comum e nervo tibial.

A fisioterapia tem papel fundamental no tratamento da ciatalgia. O objetivo principal é oferecer maior qualidade de vida e funcionalidade ao paciente. Este tratamento terapêutico atua na redução do processo inflamatório, no fortalecimento dos músculos da coluna vertebral e na redução da compressão do nervo ciático.

O que causa a dor ciática?

A dor ciática é diagnosticada quando há alguma anormalidade nas estruturas adjacentes ao nervo ciático que resultam na sua compressão ou inflamação.

As principais causas identificadas estão associadas à hérnia ou ao traumatismo dos discos lombares, estenose espinhal, espondilolistese, fadiga ou espasmo do músculo piramidal, presença de tumor na região do nervo, estilo de vida sedentário, obesidade e maus hábitos posturais.

Quais os tratamentos fisioterapêuticos?

Em diagnósticos de ciatalgia, a fisioterapia ortopédica possibilita tratamentos específicos que variam conforme o grau da dor do paciente e das disfunções observadas pelo fisioterapeuta.

O tratamento abrange a utilização de aparelhos que auxiliam na redução da dor e da inflamação, realização de exercícios, alongamentos específicos para fortalecimento muscular e aplicação de calor através da eletrotermofototerapia.

Reconstrução Músculo-Articular (RMA) da Coluna Vertebral

O RMA da coluna vertebral é um programa fisioterapêutico que combina fisioterapia manual, utilização de mesas de tração, flexão e de descompressão e estabilização da coluna vertebral. O objetivo principal é aumentar a mobilidade muscular, reduzir a compressão dos discos vertebrais e fortalecer os músculos da coluna vertebral.

A fisioterapia manual utiliza-se de técnicas da osteopatia e tem como foco a restauração do movimento muscular indolor do paciente para devolver o seu equilíbrio postural.

As mesas são utilizadas para tração, flexão e descompressão muscular, possibilitando o alongamento dos músculos, descompressão dos discos, estabilidade da coluna vertebral e alívio da dor.

A estabilização da coluna vertebral é realizada por aparelhos que verificam e registram as alterações ou pressões associadas ao movimento da coluna e às compensações durante a prática de exercícios.

Eletrotermofototerapia

A eletrotermofototerapia é um tratamento que destina-se ao alívio da dor, redução da inflamação e relaxamento muscular. A sua aplicação ocorre através do uso de correntes elétricas, calor, frio e irradiação luminosa.

Existem diversos aparelhos utilizados para este tratamento. Para a ciatalgia recomenda-se a Estimulação Elétrica Transcutânea (TENS), pois atua diretamente na dor e na aceleração do mecanismo de reparo tecidual. Porém, cabe esclarecer que a eletrotermofototerapia é um recurso da fisioterapia e deve ser combinado com outros tratamentos.

Em conjunto com estes métodos, é fundamental a mudança de hábitos posturais e a manutenção da prática de exercícios físicos. O principal método para ajudar ao paciente na melhora da postura é a Reeducação Postural Global, conhecido como RPG.

Este tratamento é indicado nos casos em que não há dor crônic. Ele tem como foco a correção da postura e o alongamento muscular do indivíduo. No que se refere à prática de exercícios, recomenda-se principalmente o método do pilates e a musculação localizada.

Além da fisioterapia, a osteopatia também é uma especialidade que traz benefícios para o tratamento do paciente. Em casos de ciatalgia, o especialista irá analisar o histórico do indivíduo, realizando exames neurológicos e ortopédicos e testes osteopáticos (mobilidade tecidual).

Diante dos resultados destes exames, o osteopata irá tratar cada tecido disfuncional com a aplicação de técnicas específicas a cada um. O foco do profissional será encontrar o tecido responsável pela falta de mobilidade, corrigi-lo e eliminar as dores.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como osteopata em São Paulo e Belo Horizonte.